14/01/08

Educação em Portugal - A pacificação difícil!


José Matias Alves

Retomo o enunciado bíblico, não para sugerir aos meus leitores que rezem o Pai Nosso, mas proclamar a necessidade de uma pacificação exigente.
Venha a nós o vosso reino! Um reino de concórdia e de unidade no essencial dos projectos educativos! Um reino de cooperação solidária entre os professores de forma a ir diluindo as desconfianças, as invejas e as intrigas! Um reino de diálogo desarmado entre os professores e as famílias, onde os superiores interesses das crianças sejam o centro da acção! Um reino que vá dispensando os simulacros e as aparências! Um reino da humildade e da sensatez.
Venha a nós o vosso reino! Um reino onde a alegria de ensinar seja possível! Onde os pequenos milagres ainda possam acontecer! Onde o respeito e o amor ao próximo sejam mais do que palavras! Onde a dádiva, a entrega e a compaixão sejam o coração da escola!
Venha a nós o vosso reino! E não nos deixeis cair na tentação do rebanho, da mediocridade, da indigência e do deixa andar. E não nos deixeis cair na tentação da acefalia, da subserviência, e do medo. Venha a nós!
------------------------------------------------------------------------------
Não fosse este o país que o Escritor Eça de Queirós tão bem descreveu, duma forma intemporal e eu, ainda poderia, alegremente, embarcar nestas esperanças inconsistentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover