06/01/08

F.C. Porto 1 vs Naval 0 - Mais isolados na frente!







«Meireles inimitável em noite de centenário

De um instante inesquecível de história pessoal, devidamente assinalado através de um remate justiceiro para deslindar um encontro de ambições distintas, fez-se emoção partilhada no palco privilegiado dos Dragões. Raul Meireles cumpriu o centésimo jogo no escalão maior do futebol português e presenteou-se com um golo de celebração colectiva, alargando a inquestionável vantagem do líder que, na viragem do campeonato, se cifra nos nove pontos.
A ambição de tornar mais nítido o caminho para a revalidação do título, compeliu os Bicampeões Nacionais a invocar os mais robustos argumentos do carácter inimitável do líder. Desde cedo se percebeu que, apesar da insistência portista, a chave para o desfecho de sucesso na partida residia num pormenor que, pelo labor individual ou colectivo, assumisse contornos de maior dimensão.
Quaresma, Paulo Assunção, Lucho ou Lisandro, todos à sua vez, procuraram, ainda durante a primeira metade do encontro, desfazer a elaborada teia montada pela Naval, que raramente concedeu veleidades ao sector ofensivo azul e branco. Meireles quis mostrar-se, já após o descanso, como a possível figura-central de um encontro que, para si, assumia contornos inigualáveis, mas a defesa forasteira conseguiu adiar, em cima da linha de golo, o instante único que pouco depois surgiria.
Da ameaça, o médio dos Dragões passou à acção, e deu igualmente expressão prática a um domínio evidente, ainda que infrutífero, da formação de Jesualdo Ferreira. Depois de Lisandro roubar, literalmente, a bola ao guarda-redes contrário, Paulo Assunção surgiu em posição privilegiada no coração da área navalista e «serviu de bandeja» Raul Meireles, que oportunamente se posicionou no local certo para juntar festa colectiva à emoção pessoal.
Assinalada com sucesso a conclusão da primeira metade da liga, que conheceu um indiscutível domínio do líder de sempre, ficou igualmente expressa a imparável passada do Dragão, que assim dilatou a diferença face à concorrência directa na disputa pelo título. A justiça do triunfo, com Meireles a assumir o papel do seu principal executor, desbravou ainda mais o caminho para a ambicionada revalidação, que a cada etapa surge crescentemente mais nítido.

FICHA DO JOGO

Liga 2007/08 - 15ª jornada (6 de Janeiro de 2008)

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 33.209 espectadores

Árbitro: Paulo Pereira (Viana do Castelo)
Assistentes: José Ramalho e António Vilaça
4º árbitro: Pedro Rocha

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles; Sektioui, Lisandro Lopez e Quaresma
Substituições: Sektioui por Adriano (60m), Raul Meireles por Mariano (84m) e Quaresma por Lino (92m)
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Farias e Kazmierczak
Treinador: Jesualdo Ferreira

ASS. NAVAL 1º MAIO: Taborda; Mário Sérgio, Paulão, Diego e China; Delfim, Gilmar «cap.», João Ribeiro, Saulo e Davide; Marcelinho
Substituições: Gilmar por Godemeche (46m), Marcelinho por Elivélton (67m) e Saulo por Marinho (76m)
Não utilizados: Wilson Júnior, Lopes, Bruno Lazaroni e Dudu
Treinador: Ulisses Morais

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Raul Meireles (59m)
Disciplina: Cartão amarelo para Marcelinho (35m), Sektioui (51m) e Delfim (80m)» in site F.C. Porto.


No jogo centenário de Raúl Meireles na superliga, um golo que valeu 3 pontos!
-----------------------------------------------------------------------------
Uma jornada que valeu cinco pontos, a fechar a primeira volta do campeonato. Continuo a não ser defensor das mini-férias de Natal, para os campeonatos profissionais de futebol. É notória a falta de ritmo da maioria das principais equipas, numa altura em que as contas começam a ser cada vez mais decisivas. Cada empate, cada derrota, a partir deste momento, começam a ser de difícil recuperação. Quanto ao F.C. do Porto, continuo a dizer que Mariano Gonzalez não tem cabimento nesta equipa, mas como diz o outro, se calhar, "O Burro sou eu...". A equipa do F.C. do Porto, a partir de agora tem que encarar cada jogo como uma final, pois todos os adversários nos querem vencer, nem que seja para cumprirem as suas épocas... Neste jogo tenho que destacar Raul Meireles, quer pelo excelente golo que marcou e que valeu três preciosos pontos, na prática cinco, mas por ser o seu jogo centenário na Liga Principal do futebol português. Um jogador que é como um pêndulo no meio campo da equipa dos dragões. Tarik fez o último jogo antes da participação na CAN e que falta que este jogador nos vai fazer; de quase dispensado a imprescindível. Oxalá ele brilhe pela Selecção de Marrocos, como tem feito ao serviço do F.C. Porto, que Alá esteja com ele! Parabéns Raul Meireles e Tarik e viva o F.C. do Porto, somos os maiores, somos Dragões, carago!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover