13/01/08

Amarante - Freguesia de Telões, uma das Freguesias com grande importância actual e histórica de Amarante!!


O lindíssimo Mosteiro de Telões, da mesma Freguesia de Amarante!



Três pinturas alusivas a Santo André, Padroeiro de Telões.


«Telões


Inicialmente incluída nas Terras de Basto, a antiga povoação de Telões dista 9 km a noroeste da sede do concelho de Amarante.


A freguesia, de remoto povoamento como comprova o próprio nome (Tello era um nome vulgar na época germânica, e segundo José Leite de Vasconcelos, o genitivo era Tellonis e queria indicar provavelmente uma “quinta de Telões” e daí surgiu Telões), tem como marco importante na sua evolução e no seu desenvolvimento o Mosteiro de Telões.


De acordo com os censos de 2001, vivem em Telões 4.535 habitantes.


A população activa dedica-se, principalmente, ao sector secundário. A extracção de madeiras, a metalurgia e a construção civil são as áreas que registam um maior desenvolvimento. Ao mesmo tempo, verifica-se que tem havido um forte investimento na extracção de mármores e na indústria do calçado.


Em Telões, a actividade agrícola tem como fim o autoconsumo e não a alta rentabilidade. Apesar disso, 40% da superfície agrícola é constituída por médias e grandes propriedades. Os produtos mais cultivados são a batata, o milho, o feijão, o centeio, o vinho, as hortaliças, os legumes e algumas frutas.


A representação do sector terciário cabe em exclusivo ao pequeno comércio: são alguns os estabelecimentos comerciais. Esta freguesia merece também destaque no sector hoteleiro. Além dos restaurantes, há ainda residenciais e pensões para acolher os turistas ao longo de todo o ano, acrescentando a isto os espaços para a caça e para a pesca e os locais de diversão nocturna.


As festividades religiosas têm um papel igualmente preponderante nesta freguesia e aludem ao espírito religioso da sua população. Santo André de Telões concilia em si um passado histórico rico e a promessa de um futuro promissor.» in site C.M. Amarante.


«Santo André


Apóstolo e Mártir
Falecimento
60 d.C.
Venerado pela
Toda Cristandade
Festa litúrgica
30 de Novembro
"Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador;"(São Marcos 3,18)
Portal dos Santos
Santo André (do grego Ανδρέας, «másculo», «viril»), santo e mártir cristão, um dos doze Apóstolos de Jesus, nasceu em Bethsaida, nas margens do Mar da Galileia (ou Lago de Tiberíades). Sendo judeu, certamente o seu nome não seria André, mas talvez um correlato em hebraico ou aramaico.
De acordo com o Evangelho segundo São João (1, 37-40), foi discípulo de São João Baptista, e cedo se tornou um dos primeiros seguidores de Jesus (com Pedro, de quem era irmão, e Tiago)
Segundo Evangelho de São Marcos (1, 29), viveu em Cafarnaum, e foi um dos discípulos mais próximos do Mestre, mas os Actos dos Apóstolos apenas o referem uma vez (1, 13).
Eusébio de Cesareia cita Orígenes, dizendo que André pregou na Ásia Menor e na Cítia, na margem Norte do Mar Negro e ao longo do rio Volga - daí que se tenha tornado santo patrono da Roménia e da Rússia (o pavilhão naval russo inspira-se na sua cruz). A tradição fez também dele o primeiro bispo de Bizâncio, sendo por isso também o protector do futuro Patriarca de Constantinopla.
A tradição narra ainda que foi crucificado em 30 de novembro do ano 60 d.C. em Patras, no Peloponeso (na então província romana da Acaia, correspondente ao sul da moderna Grécia), numa cruz dita Crux decussata (em forma de ×), a qual tomou o nome de Cruz de Santo André. De acordo com a tradição, as suas relíquias teriam sido trasladadas de Patras para Constantinopla, e daí, seguindo uma rebuscada lenda, para a cidade escocesa de Saint Andrews. Tornou-se então também o patrono nacional da Escócia, sendo a sua bandeira um decalque da Cruz de Santo André. Frise-se, por fim, que o crânio de Santo André foi devolvido pelo papa Paulo VI ao patriarca de Constantinopla nos anos 60, marcando um gesto de reaproxiamção entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.
É festejado, tanto pela Igreja Católica como pelas Igrejas Orientais a 30 de Novembroin Wikipédia.


«São Brás


São Brás em Latin S.Blasius, em Catalão Blai, em Francês Blaise, em Espanhol Blas
Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas do interior do Brasil, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Armênia .Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores o encontraram e o levaram preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Armênia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324).Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas no seu dia continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimonias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele velas na prisão.Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e ele muito venerado na França e Espanha.Suas relíquias estão em Brusswick,Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial.Em Dubrovnik na antiga Iugoslávia e em Roma, Taranto e Milão na Itália.Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a benção de São Braz para a garganta do filho.Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.Ele é padroeiro dos animais selvagens.


É padroeiro dos Veterinários junto com Santo Egídio.


A benção das gargantas é feito da seguinte forma: Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada.


Sua festa é celebrada no dia 3 de fevereiro» in http://www.cademeusanto.com.br/sao_braz.htm

Duas imagens representativas da figura de São Brás.
----------------------------------------------------------------------------
Já antes tinha falado aqui, nesta grandiosa Freguesia de Telões, em Amarante. Mas ainda não me tinha referido ao seu Santo André, Padroeiro da Freguesia e ao também famoso S. Brás de Telões, na Capela de S. Brás, no Lugar de S. Brás em Telões, que a seguir ao S. Gonçalo é a segunda festa do ano no Concelho de Amarante. Este lugar, S. Brás de Telões, é um aglomerado de casas maioritariamente recente, muito bem situado, com horizontes magníficos. Aliás, esta Freguesia, da qual tenho muitos alunos e/ou amigos, é muito bonita e arejada.


Mais informações sobre a Freguesia de Telões, no seguinte link:
http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/amt-teloes.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário