09/01/08

Alexandra Bento - Uma Amarantina proeminente e ilustre!




«Alexandra Bento reeleita para dirigir Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Criação de novas comissões consultivas e conclusão do processo de criação da Ordem dos Nutricionistas em cima da mesa.

Os nutricionistas reforçam o voto de confiança em Alexandra Bento para mais três anos à frente da direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. De forma a reforçar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três mandatos, Alexandra Bento foi reeleita pela quarta vez para assumir a presidência da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

A presidente vai criar de raiz comissões consultivas focadas em três áreas diferentes de atuação. A comissão de Ética e Deontologia Profissional, que funciona como órgão de assessoria da direcção, prende-se essencialmente com os princípios, direitos e deveres dos nutricionistas.

A comissão de Ensino e Educação tem como objetivo geral acompanhar o processo de formação dos profissionais de nutrição e fazer sugestões para a melhoria da sua qualificação profissional.

A terceira comissão incide nas diferentes Áreas de Atuação do Nutricionista divide-se em quatro subcomissões: a comissão de Especialidade para a Nutrição Clínica, a comissão de Especialidade para a Nutrição Comunitária, a comissão de Especialidade para a Restauração Coletiva e a comissão de Especialidade para as Novas Áreas.

As comissões consultivas são órgãos externos à direcção constituídas por nutricionistas convidados e de relevo nas áreas em questão e que visam alargar e qualificar o debate interno da direcção.

A par da criação destas comissões, a nova direcção pretende também concluir o processo de criação da Ordem dos Nutricionistas, iniciado há nove anos, e que, na opinião dos nutricionistas, constitui uma emergência social.

A par deste objetivo, a APN pretende ainda fortalecer a profissão e posição do nutricionista na sociedade; promover a integração destes profissionais nos centros de decisão da política alimentar e nutricional, tanto a nível nacional como internacional; fomentar uma maior ligação da APN ao mercado de trabalho e divulgar a atividade do nutricionista junto da população, fortalecendo a imagem do mesmo junto da sociedade e comunidade científica.
Sónia Santos Dias» in Sapo Notícias.
----------------------------------------------------------------------------------
Aqui está, a Dra. Alexandra Bento, uma Amarantina da minha geração, que tem levado bem longe o nome da nossa terra, com a sua elevada proficiência técnica, científica, académica e grande capacidade de liderança associativa, como se pode confirmar pelas suas sucessivas eleições como Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. Num país que paulatinamente vem adquirindo os maus hábitos alimentares dos países mais ricos, tendo-se abandonado a tradicional dieta mediterrânica, a ação do nutricionista deve ser encarada com mais consideração e integrada nos Sistemas de Saúde e Educativos, duma forma mais profunda. Com uma ação profilática ao nível da Educação Alimentar, podem-se poupar muitos milhões de euros a curar os malefícios dos destemperos alimentares. Parabéns, Dra. Alexandra Bento, sinto-me orgulhoso como Amarantino, por mais este reconhecimento publico das suas enormes capacidades e obras realizadas, no domínio da nutrição em Portugal. Bom mandato e muitas realizações pessoais e profissionais!


2 comentários:

  1. Que engraçado encontrar uma "velha" amiga no teu blogue.
    Não sabia da sua reeleição. Fiquei a saber. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Ficamos felizes pela Dra. Alexandra e por Amarante!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover