02/01/08

Educação em Portugal - Elogios aos Professores, "quando a esmola é grande o pobre desconfia..."





«Ai Educação Portuguesa, já não vais lá com discursos!

Quem ouviu ontem o Presidente da República de Portugal, teve oportunidade de escutar, entre outras, as seguintes palavras que passo a transcrever: "(...) É preciso unir esforços para melhorar o clima de confiança entre todos os intervenientes no processo educativo, mobilizar as comunidades locais, valorizar os professores e não podemos esquecer a exigência e a qualidade das aprendizagens dos alunos. (...)"

Depois de uma campanha tão feroz contra a classe docente, não sei porquê, mas isto cheira-me a hipocrisia, pois a confiança entre todos os intervenientes do processo educativo, está fortemente abalada. E, parece-me que a forte pressão para produzir sucesso educativo, designadamente para tentar aprovações a todo o custo, em nada contribui para aumentar a a exigência de qualidade das aprendizagens dos alunos. Ou então assumamos, como fez a Alemanha, por exemplo, que há diferentes classes de alunos, logo os resultados tendem a melhorar, pois para cada classe um ritmo diferente! Pobre país o nosso que mal trata a classe que educa, forma e ensina os seus jovens!»


6 comentários:

  1. Sabes qual é o problema, Helder? Somos nós que somos todos burros e não compreendemos o verdadeiro alcance e a verdadeira justeza das medidas tomadas pelos nossos governantes! Em poucas palavras, nós não estamos à altura deles. Nós somos pobres burros, coitados, não percebemos nada de nada!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em pleno, Blue Scorpion. É que para ter mais esperança nos discurso destes iluminados, só com as subvenções que os mesmos auferem, mesmo em cenários de crise geral!

    ResponderEliminar
  3. A Presidência da República ignora que a razão principal dos problemas do nosso ensino escolar, causadora de todos os outros problemas, é um paradigma educativo viciado, que foi imposto a este sistema, quando há 30 anos prescindiram de desenvolver as capacidades de memorização dos alunos. Este paradigma está a ser reforçado nos seus efeitos nefastos pelo método global de ensino de leitura, que deixa mais de metade dos alunos sem capacidade de ler.
    Estes assuntos estão discutidos em mais pormenor no nosso blog, onde igualmente propusemos as medidas que permitam reconstruir o ensino escolar.
    Em duas palavras, os alunos não conseguem aprender pois estão ensinados de modo errado.

    ResponderEliminar
  4. Mas será que a Presidência e os mandantes da nação ignoram, ou não querem ver? Parece-me que há muita gente que fala, mas ignora é a sua responsabilidade no estado actual do país e da Educação em Portugal...

    ResponderEliminar
  5. Então fazem de propósito para produzir em quantidade pessoas mal-educadas (ou mal-instruídas), que acreditam cegamente em todo que oiçam hoje na televisão pois já não se lembram do que ouviram há um mês?

    ResponderEliminar
  6. Sim, isso é muito conveniente para a Classe Política!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover