17/01/08

Amarante já tem um Portal de Turísmo!


«A Câmara de Amarante disponibilizou hoje à tarde o Portal de Turismo do Município, desde já acessível no endereço www.amarante.pt/turismo. Com mais este site – o endereço "amarante.pt" já dispõe de sites relativos às Freguesias, à Biblioteca Municipal e também aos dois espaços internet, além do site institucional da Câmara Municipal – o Município de Amarante prossegue a sua caminhada pelas novas tecnologias e sobretudo pela aplicação da internet ao desenvolvimento e conhecimento dos cidadãos.
Segundo a autarquia, o Portal do Turismo dirige-se, sobretudo, "a públicos externos, que procuram Amarante para as suas férias, fins-de-semana ou actividades de lazer".
O portal contém informação sobre a oferta turística de Amarante, património natural e construído e ainda um guia sobre os principais estabelecimentos de restauração e hotelaria.
O Portal de Turismo de Amarante tem por enquanto apenas uma versão em português, mas a câmara anuncia que terá também, em breve, conteúdos em inglês.
É de recordar que o município tem feito importantes investimentos no domínio do digital, sendo considerado um caso de estudo o lançamento da rede sem fios na cidade, permitindo aos cidadãos aceder em vários pontos do centro urbano gratuitamente à internet, quer em casa quer na rua, neste caso através de computadores portáteis ou de pequenos aparelhos de bolso (os chamados PDA).
Além de ter previsto para o curto prazo a expansão da rede "wireless" a outras zonas da cidade, como Santa Luzia, a Câmara de Amarante investiu também recentemente em dois espaços internet – em Vila Meã (antigos paços do concelho) e em Amarante (Campo da Feira) – que registam já hoje quase uma centena de utentes diários.» in Marão online.
-------------------------------------------------------------------------
Aí está uma aposta que o Município Amarantino tem ganho, através da acção positiva da Câmara Municipal de Amarante. Aqui há tempos já tinha sido referenciada numa edição da revista Exame Informática, a criação da Rede Wireless da cidade de Amarante, agora alargada também a Vila Mea. Trata-se sem dúvida de um excelente serviço que Autarquia Amarantina presta aos seus munícipes. O Portal de Turismo, do qual eu o Professor Pedro Carvalho e os alunos finalistas do ano lectivo anterior, Bruno Files e David Leite, do Curso Tecnológico de Informática da Escola Secundária de Amarante, também demos um grande contributo, dado que as funcionalidades e recolha de recursos para a elaboração deste portal, foram desenvolvidos por eles em contexto do estágio que desenvolveram no Posto de Turismo da Câmara Municipal de Amarante. Parabéns Bruno e David, que agora são alunos do primeiro ano da faculdade, mas que deram uma prova de grande brilhantismo, ainda como alunos da Escola Secundária/3 de Amarante. Este projecto é tanto mais pertinente, quanto a Internet é um excelente meio de promoção à escala global e a cidade de Amarante aponta o turismo como um factor de desenvolvimento e de crescimento social e económico!
Bruno e David, durante a sua PAT (Prova de Aptidão Tecnológica), na apresentação do seu trabalho, que serviu de base ao Portal de Turismo da C.M.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover