06/01/22

Portugal - A Nazaré é conhecida mundialmente pelas ondas gigantes que podem chegar aos 30 metros de altura.


«Nazaré: porque é que esta vila portuguesa tem ondas gigantes?

A Nazaré é conhecida mundialmente pelas ondas gigantes que podem chegar aos 30 metros de altura. Todos os anos, na época do inverno, os mais aficionados dirigem-se a esta região do país para observar, e até surfar, as ondas que chegam à Praia do Norte.

Ora, a principal razão para a existência destas ondas está no Canhão da Nazaré, um canhão subaquático – dos maiores do mundo – com uma extensão de mais de 220 quilómetros e de 5 mil metros de profundidade. Esta zona profunda muda a intensidade da onda e faz com que esta se amplifique. Como explica o SNIMar, quando as ondas estão a chegar à costa dividem-se, uma desce mais profundamente “mergulhando” no canhão, e outra segue mais acima, a norte do canhão. Como a onda que está a norte sente o fundo mais cedo, diminui a sua velocidade e acaba por crescer em altura. Já a onda que percorre o canhão da Nazaré, como não chega a interagir com o fundo, mantém a sua velocidade, mas assim que sai do desfiladeiro e a profundidade diminui abruptamente, acaba por crescer em altura. O encontro das duas ondas, que seguem a velocidades diferentes, acaba por contribuir para o mesmo efeito, criando uma só onda gigante.

A 1 de novembro de 2011 Garrett McNamara foi distinguido pelo Guinness World Records por surfar uma onda de 23,77 metros na Praia do Norte, a maior onda alguma vez surfada até ao momento. Em 2017 este recorde viria a ser entregue a Rodrigo Koxa, por ter surfado uma onda de 24,38 metros. Entre os destaques mais recentes, está o de António Laureano, um jovem português que surfou em 2021, no mesmo local, uma onda de 30,9 metros – medição confirmada por Miguel Moreira da Faculdade de Motricidade Humana.» in https://greensavers.sapo.pt/nazare-porque-e-que-esta-vila-portuguesa-tem-ondas-gigantes/

(Onda da Nazaré, como se forma)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover