03/01/22

História Arqueologia - Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Ancara, na Turquia, encontrou os restos mortais de um jovem e de um cão, vítimas do tsunami resultante da catastrófica erupção do vulcão Thera.


«Erupção do Thera causou um tsunami há 3.600 anos. Agora, foi encontrada a primeira vítima

Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Ancara, na Turquia, encontrou os restos mortais de um jovem e de um cão, vítimas do tsunami resultante da catastrófica erupção do vulcão Thera.

O jovem e o cão morreram há, aproximadamente, 3.600 anos, vítimas de um tsunami criado pela erupção do vulcão Thera, localizado na atual ilha de Santorini.

De acordo com o portal Phys, o evento foi tão poderoso que lhe foi atribuído a culpa pelo declínio da civilização Minóica na ilha de Creta.

Como os tsunamis têm a tendência de puxar os detritos e os corpos para o mar, não costumam deixar provas cobertas em terra. É por essa razão que nunca tinham sido encontrados restos mortais das vítimas do tsunami de Thera. Pelo menos, até agora.

Os esqueletos, humano e canino, foram descobertos no sítio arqueológico Çeşme-Bağlararası, perto de Çeşme Bay, na costa ocidental da Turquia. A datação por radiocarbono dos depósitos do tsunami, incluindo os restos mortais, sugere que o vulcão entrou em erupção por volta de 1612 a.C..

O artigo científico, publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), revela que o evento, que aconteceu no final da Idade do Bronze, foi uma das “maiores catástrofes naturais testemunhadas na História da Humanidade”.

As provas no local – desde paredes danificadas, escombros, sedimentos e cinzas – mostram que a área foi atingida por vários tsunamis relacionados com a erupção.

Os investigadores acreditam que os restos mortais da vítima foram arrastados pelo fluxo de detritos e esmagados contra uma parede danificada.

Pela forma como o esqueleto foi encontrado, a equipa especula tratar-se de um homem que morreu jovem e que, muito provavelmente, fazia parte de uma equipa comunitária que procurava as vítimas do desastre nos escombros.» in https://zap.aeiou.pt/erupcao-do-thera-tsunami-primeira-vitima-454371

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover