05/01/22

Amarante Pintura - As visitas e estadias de muitas personalidades à Casa de Pascoaes eram variadas e de seres de um interesse extraordinário, uma casa para a cultura, entre estas, as do Pintor António Carneiro ficaram nestas memórias, do Poeta Teixeira de Pascoaes.

(Autorretrato, António Carneiro, 1921)

(António Carneiro, barba e boina)


«As visitas e estadias de muitas personalidades à Casa de Pascoaes eram variadas e de seres de um interesse extraordinário, uma casa para a cultura. Das estadias do Pintor António Carneiro ficaram nestas memórias, do Poeta Teixeira de Pascoaes:

«António Carneiro e sua mulher — D. Rosa — vinham também juntar-se ao grupo.

António Carneiro era um apóstolo. A sua figura inconfundível aliava-se à sua vida de rara pureza e elevação. Os seus olhos tristes, suaves e vivíssimos, O sorriso muito doce, derramavam bondade. Tinha os ossos do rosto um pouco salientes, a barba grisalha a compensar a calvície quase total.

Como se verifica por uma fotografia de 1895, fora senhor de espessa cabeleira a reduzir-lhe a testa a curto espaço. Porém, depois, o vento do espírito, o sopro tempestuoso que agita a vida ansiosa, inspirada e insatisfeita do artista em busca permanente da sua própria realização, varrera-lhe a fronte até à nuca.

Vestia sempre de escuro e, conforme as circunstâncias, usava chapéu preto de abas reviradas ou, na intimidade, um barrete de seda negra que o defendia das moscas, e ainda a boina espanhola, como no-lo mostra o belíssimo desenho de seu filho.

Carlos, tão vivo e rico de expressão, feito amorosamente em 1930, ano da sua morte prematura.

Depois do seu desaparecimento, Pascoaes escreveu: «Diante de António Carneiro sinto-me na presença de alguém com letra grande, dum raro exemplar da Humanidade, ou que dignifica a Humanidade e nos faz esquecer a sua origem simiesca.». 

E ainda: «O Mestre domina-nos de repente, porque a sua alma é visível, exterior à sua fisionomia e envolve-nos no seu clarão maravilhoso.»

E afirma também: «Os grandes artistas têm um excesso de alma que transborda, derrama-se no mundo como infinda auréola (...) Os artistas da estirpe de Carneiro acrescentam ao mundo a sua alma.»» in Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.


(António Carneiro, pintor amarantino)


Mais sobre António Carneiro, no seguinte link:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover