19/02/23

Liga Portugal1: F.C. do Porto 1 vs Rio Ave 0 - Um golo solitário de Toni Martínez, uma das novidades de início frente ao Rio Ave, foi quanto bastou para o FC Porto somar três pontos e reduzir o atraso para dois.


«APOSTA GANHA 
18 DE FEVEREIRO DE 2023 22:28 

Um golo solitário de Toni Martínez, uma das novidades de início frente ao Rio Ave, foi quanto bastou para o FC Porto somar três pontos e reduzir o atraso para dois.

O FC Porto aumentou para dez o número de vitórias consecutivas, para 22 a racha invencível em todas as competições, para 11 a sequência de jornadas sem derrotas e, mais importante do que tudo, reduziu até dois o atraso pontual para o primeiro lugar. Tais marcas foram garantidas com um triunfo caseiro ante o Rio Ave, por 1-0, que teve Toni Martínez como o herói da noite.

Em tratamento desde Alvalade, Matheus Uribe e Galeno saltaram do onze, tal como Zaidu, e viram as respetivas vagas serem preenchidas por Eustaquio, Toni Martínez e Wendell. Porque acima do futebol está a vida, e porque em campo estavam os únicos dois emblemas que Christian Atsu representou em Portugal, ambas as equipas trocaram camisolas do falecido craque ganês numa merecida homenagem prévia ao pontapé de saída que o Estádio do Dragão aplaudiu.

Além do golo de Toni Martínez e de um par de excelentes defesas de Diogo Costa pouco há a dizer da etapa inaugural. Na primeira parte, tal como havia acontecido nos Arcos, os Campeões Nacionais não criaram grandes oportunidades e praticamente não remataram, ao passo que os rioavistas se mostravam bastante atrevidos. Em dois tiros longínquos, obrigaram o melhor guarda-redes luso a outras tantas enormes intervenções e só em cima do descanso é que as bancadas suspiraram de alívio, quando um cruzamento de Wendell chegou a Toni Martínez para o murciano finalizar com classe a inaugurar o marcador.

O golo fez bem ao FC Porto no futuro imediato. Moralizados no regresso das cabines, os Dragões criaram chances como nunca se tinha visto até então e os sucessivos cantos iam causando calafrios à defesa forasteira. Esse fulgor desapareceu tão rápido quanto havia surgido. Logo ao minuto 58, um rápido contragolpe visitante terminou a centímetros do poste direito da baliza Norte; bem mais perto do que a arrancada de Toni Martínez, que acabou por voar para bem longe do arco Sul.

A equipa precisava de sangue novo e, à entrada para o derradeiro quarto de hora, Sérgio Conceição apostou na velocidade de Zaidu e Gonçalo Borges em detrimento de Wendell e Mehdi Taremi. Igualmente desgastados, André Franco e Toni Martínez saíram, a dupla Folha/Namaso entrou este último teve o 2-0 nos pés em cima da hora. Pepê tricotou por entre a defensiva contrária até oferecer o golo de bandeja, contudo o britânico não se mostrou capaz de dar o melhor seguimento.

Ao quarto dos sete minutos de compensação chegou a vez de Marko Grujic não revelar dotes de finalizador exímio e, no ataque subsequente, Boateng ficou novamente a centímetros de fazer a igualdade, desta feita de cabeça. O apito final de Vítor Ferreira assinalou mais um triunfo dos azuis e brancos que, cumprida a missão, viram agora o foco para o Inter de Milão e para a Liga dos Campeões (quarta-feira, 20h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230218-pt-aposta-ganha

#fcporto    #ligaportugal1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover