23/02/23

Liga dos Campeões: Inter 1 vs F.C. do Porto 0 - FC Porto perdeu em Milão frente ao Inter, pela margem mínima, na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.


«DIFERENÇA INGLÓRIA PARA INVERTER NO DRAGÃO 
22 DE FEVEREIRO DE 2023 21:56

FC Porto perdeu em Milão frente ao Inter (1-0) na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

45 minutos de uma belíssima estratégia para conter o ímpeto da equipa da casa, 30 de uma agressividade ofensiva merecedora de pelo menos um golo e 23 de luta contra mais um elemento, após a expulsão de Otávio, e com um golo sofrido (Lukaku, 85 minutos). Assim se conta a primeira batalha dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A 14 de março, o Estádio do Dragão vai encher-se para empurrar a equipa, que tentará dar a volta a uma eliminatória que sai de Milão com um sabor inglório para os portistas.

Após uma semana de muita expectativa entre os adeptos portistas, Sérgio Conceição fez regressar Matheus Uribe, Galeno e Otávio a um onze que teve também Zaidu como lateral esquerdo titular.

Os azuis e brancos entraram pressionantes desde o início e os condicionalismos causados por Galeno, Mehdi Taremi e Pepê na primeira linha de pressão obrigaram o Inter a errar e a ter o ímpeto natural de quem joga em casa quebrado. Ainda assim, foi dos italianos a primeira oportunidade de golo e também o primeiro momento de protagonismo de Diogo Costa: aos 18 minutos, após um canto curto, Çalhanoğlu alvejou a baliza de uma zona ainda lateral e o 99 respondeu com um grande estirada para novo canto.

Após uma maior incidência no aspeto defensivo ao longo dos 20 minutos inaugurais, os Dragões conseguiram ter a bola em sua posse e registaram, aos 26 minutos, a sua melhor chance de golo da primeira parte. Na sequência de uma circulação de bola de flanco a flanco, Otávio, à direita, desmarcou Mehdi Taremi, que dentro da área deu o apoio em profundidade e tocou prontamente de calcanhar para Grujić. O médio, embalado, desferiu um tiraço que Onana conseguiu defender e que Galeno, posteriormente, não conseguiu desviar para o fundo das redes nerazzurri.

Poucos instantes se seguiram até o adversário reclamar por uma falta inexistente de Galeno sobre Darmian dentro da área portista. O jogo prosseguiu, os da casa colocaram a bola fora das quatro linhas por própria iniciativa e, após Srdjan Jovanović ter naturalmente mandado retomar a partida na sequência de uma indicação do VAR, Zaidu desmarcou Otávio, que já ia no cara a cara com o guarda-redes oponente quando o próprio juiz interrompeu a partida e obrigou os da Invicta a devolverem o esférico ao Inter, de forma inexplicável.

No último lance da etapa inaugural, após uma mão de Zaidu, Di Marco encontrou Bastoni solto ao primeiro poste, mas o cabeceamento do central, já a escassos metros da baliza, foi parado por uma estonteante defesa com o braço do melhor guarda-redes a atuar na principal competição europeia de clubes. Deitaram as mãos à cabeça os italianos e os portistas, mas por motivos diferentes. O nulo mantinha-se à ida para os balneários.

Um FC Porto mais agressivo em termos ofensivos, principalmente a partir de transições rápidas, poderia ter marcado dois golos ainda antes do quarto de hora inicial do segundo tempo. Aos 54 minutos, Pepê conduziu o contra-ataque e entregou a Taremi, que já em esforço tentou desviar de Onana, mas o internacional camaronês esticou-se e evitou a vantagem portista.

Dois minutos mais tarde, o guardião dos de Milão haveria de responder a todos os momentos de brilhantismo de Diogo Costa num só: numa transição conduzida por João Mário, a bola chegou a Uribe à entrada da área, que largou para duas tentativas de Zaidu, a primeira travada por um corte de Skriniar e a segunda pelo guarda-redes do Inter. O esférico sobrou ainda para Taremi, que viu o golo impedido novamente por uma defesa impressionante de Onana.

Aos 77 minutos, qualquer intenção ofensiva azul e branca esvaneceu-se. Otávio viu o segundo amarelo e foi expulso – vai falhar, por isso, a segunda mão da eliminatória no Estádio do Dragão –, deixando os Dragões com menos um elemento em campo.

A partir daí, o Inter lançou-se para diante e, aos 85 minutos, Romelu Lukaku apareceu solto na área, desviou um cruzamento vindo da direita de cabeça para o poste e conseguiu mesmo marcar na recarga (1-0). Nova tentativa do belga, três minutos depois, esbarrou na muralha de nome Diogo Costa. Diferença mínima no final dos 90 minutos com a ambição de um desfecho diferente no Porto.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230222-pt-diferenca-ingloria-para-inverter-no-dragao

(Resumo | Inter 1-0 FC Porto | Champions League 22/23)

#fcporto    #ligadoscampões    #diogocosta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover