10/02/23

Ambiente e Ecologia - Em vez de verem, como habitualmente, as encostas cobertas de neve no inverno, as montanhas estão repletas de cactos.


«Cactos substituem neve: Aquecimento global altera cenário das montanhas suíças

Os residentes do cantão suíço do Valais deparam-se agora com um cenário diferente devido ao às temperaturas atípicas na região. Em vez de verem, como habitualmente, as encostas cobertas de neve no inverno, as montanhas estão repletas de cactos.

O aumento desta espécie invasora, pertencentes ao género Opuntia, surgiu à medida que o aquecimento global se foi intensificando, segundo as autoridades que alertam para o facto de as plantas estarem a invadir as reservas naturais e representarem uma ameaça para a biodiversidade.

“Amante de climas secos e quentes, esta planta invasiva e não nativa não é bem-vinda no perímetro de pradarias e pastagens secas de importância nacional”, frisou o município de Fully, no vale do Ródano, num comunicado de imprensa que anuncia a realização de uma campanha de desenraizamento.

Também existem outras espécies de Opuntia e cactos semelhantes noutras colinas da capital do Valais, em Sion, onde as estimativas sugerem que estas plantas constituem até 30% da baixa cobertura vegetal. Foram também detetadas nas regiões alpinas vizinhas, como o Ticino e Grisons, na Suíça, e no vale de Aosta e Valtellina, em Itália.

“Em algumas partes do Valais, estimamos que os cactos ocupem um terço da superfície disponível”, esclareceu o biólogo Yann Triponez que trabalha no serviço de proteção da natureza do cantão do Valais ao destacar que o género Opuntia está presente no Valais, pelo menos, desde o final do século XVIII, quando foi importado da América do Norte.

Um clima mais quente nos Alpes permite períodos de vegetação mais longos e, consequentemente, a diminuição da cobertura de neve, que pode estar a criar as condições ideais para a sua propagação, defendem as autoridades segundo o jornal The Guardian. “Estas espécies suportam -10ºC ou -15ºC sem qualquer problema”, mencionou o professor de geologia Peter Oliver Baumgartner, encarregue pelo cantão de analisar as plantas. “Querem estar num lugar seco e não gostam de estar cobertas de neve”, sublinhou.

A neve está a tornar-se mais rara em altitudes mais baixas, mesmo nos Alpes. O número de dias de neve abaixo dos 800 metros de altitude na Suíça diminuiu para metade desde 1970, segundo o Meteo Swiss, e um estudo recente publicado na revista Nature Climate Change, dá conta de que a neve cobre os Alpes apenas durante cerca de um mês a menos do que as médias históricas.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/cactos-substituem-neve-aquecimento-global-altera-cenario-das-montanhas-suicas/

#ambiente    #ecologia    #suiça    #cactos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover