10/02/23

Música Portuguesa - José Pinhal, o cantor esquecido por Portugal que se tornou ícone de culto chegou ao The Guardian...


José Pinhal - "Porém Não Posso"

José Pinhal Post Mortem Experience - "Porém não posso" | (Sobe à Vila Paredes de Coura 2022)

José Pinhal - "Não O Posso Negar"

(José Pinhal Post-Morten Experience (ao vivo na festa "O João Faz Anos 2017")

José Pinhal - "Tu não prendas o cabelo"

José Pinhal - "Baby Meu Amorzinho"

José Pinhal - "Perdoa-me"



«José Pinhal

História do cantor popular português em destaque no jornal The Guardian: "O mundo não estava preparado para ele"

A história do artista português chegou ao jornal britânico The Guardian.

José Pinhal, cantor de baile de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, é um mistério e tornou-se num fenómeno de popularidade nos últimos anos. O artista morreu em 1993 num acidente de viação, quando voltava de um concerto.

Durante a sua carreira, o cantor popular animou festas e bailes no distrito do Porto e editou três cassetes. Mas só no início dos anos 2000 é que começou a dar nas vistas e, nos últimos anos, tornou-se uma figura de culto e conquistou milhares de admiradores.

Esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a história do artista português chegou ao The Guardian - ver aqui. O jornal britânico apresenta José Pinhal como "ícone do kitsch-pop português", relembrando que as suas canções são ouvidas pelos festivaleiros.

O jornal relembra ainda que foi criado um projeto de tributo ao músico - os José Pinhal Post-Mortem Experience já tocaram no festival Bons Sons e no Vodafone Paredes de Coura.

"O mundo não estava preparado para ele", frisa Sónia Trópicos ao The Guardian.

A vida e carreira de José Pinhal já inspirou um documentário - "A Vida Dura Muito Pouco" pode ser visto na plataforma Filmin.

"'A Vida Dura Muito Pouco' é uma curta-metragem documental que conta a história de José Pinhal e de como a sua música se tornou um fenómeno de culto. Começa em 2000, quando Paulo Cunha Martins encontra duas cassetes e as decide reproduzir em festas de amigos, até culminar com a criação de um tributo ao artista, José Pinhal Post Mortem Experience, que atuou nas festas de S. João do Porto em frente a centenas de fãs", pode ler-se na sinopse» in 

.
"Porém Não Posso
José Pinhal

Queria dar-te meus carinhos
Desandar caminhos sem voltar a ti
Queria começar de novo
E ter os teus beijos para ser feliz
Queria despertar de um sonho
E encontrar teu corpo bem perto de mim

Porém não posso, porém não posso
Tu me dizes que me queres e eu gosto do que não posso
Porém não posso, Porém não posso
Que até o coração me dói de tanto como te quero

Não posso, não posso

Porém se a mim tu voltares
Eu morro de amor, eu morro de amor

Queria ver teus olhos negros
Teus lábios vermelhos p'ra matar a sede
Queria ter, mas tenho medo
De chorar de novo como já chorei
Queria que tudo me desses
Na mesma alegria que tudo te dei

Porém não posso, porém não posso
Tu me dizes que me queres e eu gosto do que não posso
Porém não posso, Porém não posso
Que até o coração me dói de tanto como te quero

Não posso, não posso

Porém se a mim tu voltares
Eu morro de amor, eu morro de amor

Porém não posso, porém não posso
Tu me dizes que me queres e eu gosto do que não posso
Porém não posso, Porém não posso
Que até o coração me dói de tanto como te quero"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover