21/02/23

História e Arqueologia - Um artefacto de madeira com a forma de um pénis encontrado no Reino Unido pode ter sido usado pelos romanos quando ocupavam aquele território.


«Objeto de madeira com quase 2000 anos pode ter sido brinquedo sexual dos romanos

Um artefacto de madeira com a forma de um pénis encontrado no Reino Unido pode ter sido usado pelos romanos quando ocupavam aquele território. Descoberto originalmente em 1992, os investigadores achavam que este era um acessório de costura, mas observações mais atentas levaram a outra conclusão.

Tal como lembra o IFL Science, o órgão sexual masculino era frequentemente retratado pelos escultores romanos, com os arqueólogos a depararem-se com outros exemplares feitos de pedra, mas também metal ao escavarem outras localizações do império.

No entanto, dildos de madeira são extremamente raros, uma vez que os materiais orgânicos tendem a decompor-se antes de serem descobertos.

As condições de um forte romano em Vindolanda, no norte da Grã-Bretanha, parecem ter ajudado a  preservar uma série de artefactos que de outra forma não teriam resistido, como quadros de madeira escritos ou um par de luvas de boxe de couro. O objeto em forma de pénis foi encontrado numa vala, o que sugere que pode ter sido atirado ao lixo.

Com 16 centímetros de comprimento, o artefacto apresenta uma “base cilíndrica com uma extremidade convexa, eixo mais estreito e um terminal moldado para representar a glande“, descrevem os investigadores. Ainda de acordo com a equipa responsável pela sua descoberta, é provável que este tenha diminuído de tamanho com o tempo.

É ainda possível atribuir outras funcionalidades ao artefacto para além das sexuais. Como destaca a mesma fonte, este pode ter sido usado como um amuleto de boa sorte ou ter sido encaixado numa estátua que guardava um edifício importante. No entanto, o facto de o artigo ter sido deitado fora torna esta finalidade improvável.

Os investigadores sugerem ainda que o objeto pode ter sido um pilão usado para moer ingredientes para alimentos, cosméticos ou medicamentos.

Não querendo desiludir as mentes mais perversas, os investigadores também admitem uma uma interpretação mais erótica para o artefacto. No entanto, continuam a considerar tal possibilidade discutível.

“A história dos brinquedos sexuais tem recebido atenção académica limitada“, reconhecem os autores do estudo. “Podemos assumir, contudo, que tais objetos existiram noutras sociedades do passado, e tal é fortemente suportado por textos e representações artísticas do mundo greco-romano”. Ainda assim faltam, em geral, provas sólidas para o uso de dildos, e tais objetos “raramente figuram em achados arqueológicos”.

Admitindo a possibilidade de o artefacto ser efetivamente um dildo, a equipa clarifica que este precisava necessariamente de ter sido usado para penetração. Pelo contrário, “ações como a estimulação do clítoris poderiam adaptar-se melhor à forma e ao desgaste observados”.

Dizem também que os lubrificantes podem muito bem ter sido aplicados pelo utilizador do antigo brinquedo sexual, embora “nem estes nem as secreções humanas possam ter sobrevivido arqueologicamente”.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/objeto-de-madeira-com-quase-2000-anos-pode-ter-sido-brinquedo-sexual-dos-romanos-523110

#história    #arqueologia    #sexualidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover