AJM/FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 3-0 nos quartos de final.
A AJM/FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por margem máxima (3-0) nos quartos de final da Taça de Portugal e apurou-se para a final 4 da competição, em que estão também PV2014/Colégio Efanor, Sporting e Vilacondense. 25-21, 25-18 e 25-18 foram os parciais do triunfo.
O Vitória de Guimarães até entrou destemido na partida, conseguiu furar o equilíbrio inicial e colocar-se em vantagem (8-5 e 11-9), mas uma resposta cabal das bicampeãs nacionais com um parcial de 8-1 deu-lhes uma vantagem (17-12) que, apesar de não ser definitiva porque o set ainda haveria de estar empatado a 20, foi decisiva para dar a confiança necessária para chegarem à vantagem no jogo (1-0, 25-21).
O embalo ganho pelo triunfo no primeiro set levou a uma gestão confortável do segundo, que terminou da mesma forma. Desde início (9-2), a AJM/FC Porto distanciou-se no marcador e, mesmo com uma tentativa das adversárias de contrariar a tendência (15-11), as atletas de Rui Moreira dispararam (23-16) e concluíram o set com uma diferença de sete pontos (25-18).
O terceiro e derradeiro jogo não fugiu à história do anterior. As azuis e brancas começaram a vencer por 8-5, estenderam a vantagem para o dobro das adversárias (14-7) e, com toda a qualidade e superioridade que lhes é reconhecida, mantiveram-na até aos momentos de decisão. Aí, a diferença final estabeleceu-se nos sete pontos (25-18), curiosamente com os mesmos números do segundo set.
“O objetivo é ganhar a Taça. Temos de chegar à final e para isso temos de passar as eliminatórias, hoje foi uma delas. Hoje houve alguns erros técnicos, o que fez com que a qualidade do jogo não fosse a melhor. Blocámos bem, fomos crescendo no serviço e essas duas coisas foram muito bem feitas da nossa parte. O menos positivo foi o trabalho na receção contra uma equipa que serviu bem com pancadas de serviço pouco agressivas. No ataque, fomos compensando os problemas, resolvemos bem. Era um jogo a eliminar, vínhamos de uma viagem, procurámos melhor índices físicos e isso faz com que o nível técnico nem sempre seja o melhor. Vamos estar na final 4 da Taça e queremos conquistar este troféu que nos escapa há dois anos. Tentamos incutir na equipa um culto de vitória constante”, afirmou Rui Moreira no final da partida.
No próximo domingo, a AJM/FC Porto desloca-se a Lisboa para defrontar o Benfica na 13.ª jornada da segunda fase do campeonato (16h00).
AJM/FC PORTO-VITÓRIA DE GUIMARÃES, 3-0
Taça de Portugal, quartos de final
21 de janeiro de 2022
Dragão Arena, no Porto
Árbitros: Susana Rodrigues e Raquel Portela
AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Karina Gamboa, Klára Vyklicka, Janaina Vieira, Victória Pinto, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Beatriz Moreira, Inês Marques e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira
VITÓRIA DE GUIMARÃES: Maria Marques e Raquel Silva (líberos); Jéssica Miranda, Grécia Lopez, Manuele Silva, Helena Murta, Maria Giorgi, Diane Oliveira, Magda Conceição, Beatriz Machado, Nayara Ferreira, Elif Öner e Ana Nunes
Treinador: Hélder Andrade
Parciais: 25-21; 25-18; 25-18» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230221-pt-superioridade-evidenciada-rumo-a-final-4-da-taca
Sem comentários:
Enviar um comentário