26/12/21

História Arqueologia - O maior fóssil de sempre de um milípede gigante (tão grande como um carro) foi encontrado numa praia no norte de Inglaterra.


«“Tão grande como um carro”. Fóssil revela o maior animal invertebrado de sempre

O maior fóssil de sempre de um milípede gigante (tão grande como um carro) foi encontrado numa praia no norte de Inglaterra.

O fóssil pertence a um animal chamado Arthropleura e data do período Carbonífero, há cerca de 326 milhões de anos (mais de 100 milhões de anos antes da era dos dinossauros). O mesmo revela que este artrópode foi o maior animal invertebrado de todos os tempos.

O espécime, encontrado em 2018 numa praia de Northumberland, em Inglaterra, é composto por vários segmentos de um exoesqueleto articulado, muito semelhante à forma dos milípedes de hoje em dia.

Além de ser apenas o terceiro fóssil deste tipo já encontrado (os outros dois foram descobertos na Alemanha), é também o mais antigo e o maior: cerca de 75 centímetros de comprimento. Mas a criatura original teria cerca de 2,7 metros e pesava cerca de 50 quilos.

“Foi uma descoberta incrivelmente empolgante. O fóssil é tão grande que foram precisas quatro pessoas para o carregar”, recorda, em comunicado, Neil Davies, investigador da Universidade de Cambridge e autor principal do estudo.

Ao contrário do atual clima frio e húmido, Northumberland tinha um clima mais tropical durante o Carbonífero, quando esta região ainda ficava perto do Equador. Os invertebrados e os primeiros anfíbios viviam da vegetação dispersa à volta de uma série de riachos e rios. O espécime identificado pelos cientistas foi encontrado precisamente num canal fossilizado.

Anteriormente, o grande tamanho deste animal tinha sido explicado por um pico no oxigénio durante o fim do Carbonífero e no período Permiano. Mas como este novo fóssil veio de rochas depositadas antes desse pico, o oxigénio não pode ser a única explicação. Os investigadores acreditam que para atingir um tamanho tão grande, o Arthropleura deve ter tido uma dieta rica em nutrientes.

“Embora não possamos saber com certeza o que comiam, havia muitas nozes e sementes nutritivas disponíveis naquela época. E podem até ter sido predadores que se alimentavam de outros invertebrados e até mesmo de pequenos vertebrados, como anfíbios”, disse Davies.

Os resultados foram publicados, esta terça-feira, na revista científica Journal of the Geological Society.

Recorde-se que, na semana passada, também foi descoberto na Austrália um milípede com 1306 patas, tendo batido o recorde de animal com mais patas.» in https://zap.aeiou.pt/fossil-maior-animal-invertebrado-451766

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover