30/12/21

Ambiente e Ecologia - A Confederação Hidrográfica do Guadiana anunciou o desmantelamento da represa de Los Jarales, no âmbito das ações de melhoria do estado ecológico do Rio Bullaque, um afluente direito na bacia do meio do rio Guadiana, ao norte do município de Piedrabuena (Ciudad Real), em Espanha.


«Desmantelada barragem de Los Jurales

A Confederação Hidrográfica do Guadiana anunciou o desmantelamento da represa de Los Jarales, no âmbito das ações de melhoria do estado ecológico do Rio Bullaque, um afluente direito na bacia do meio do rio Guadiana, ao norte do município de Piedrabuena (Ciudad Real), em Espanha.

Era uma barragem hidráulica de alvenaria de 5 m de altura, 6m de largura e 114 m de comprimento, com três portões de drenagem. A obra destinou-se a de melhorar o estado ecológico do rio Bullaque, um ambiente ribeirinho que se destaca por sua naturalidade e diversidade biológica. As obras começaram a 11 de novembro, e duraram várias semanas. 

Esta barragem, associada à atividade agrícola desde 1960, fragmentou a área e impediu as ações necessárias para recuperação do habitat ribeirinho, natural do ambiente afetado pela infraestrutura. Da mesma forma, seu estado atual refletia sintomas de abandono, identificando vazamentos, rachaduras, incompatibilidades e o aparecimento de vegetação enraizada na barragem.» in https://guadianadigital.sapo.pt/82644-2/

(Presa de los Jarales)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover