13/12/21

Ambiente e Ecologia - O Refuge du Goûter, refúgio para alpinistas a maior altitude da França, é certificado pela sua qualidade ambiental.


«Um refúgio sustentável a 3.800 metros de altura

O Refuge du Goûter, refúgio para alpinistas a maior altitude da França, é certificado pela sua qualidade ambiental. Localizado a 3.800 metros de altura, recebe alpinistas de todo o mundo e já é considerado um dos mais amigos do ambiente de todo o mundo, devido a soluções de eficiência energética desenvolvidas pela Schneider Electric.

Estas soluções adaptam-se às condições extremas a que está exposto o refúgio – em pleno Monte Branco – e permitem gerir todos os recursos e energia consumidos pela infraestrutura, desde gestão de eletricidade e aquecimento até à monitorização do consumo elétrico em tempo real.

“Devido às condições extremas em que foi desenvolvido e a que está sujeito – ventos violentos, temperaturas baixas, localização isolada – o refúgio foi um verdadeiro desafio tecnológico e humano”, explicou o presidente da Schneider Electric França, Luc Rémont.

O refúgio pode acomodar até 120 pessoas e foi construído a partir de uma estrutura de madeira e de aço inoxidável, sendo energeticamente autossuficiente. O refúgio utiliza painéis solares, geradores de biomassa e bateria para armazenamento de energia. Apesar da sua localização, altitude e natureza da própria construção, este projectão conseguiu criar um edifício eficiente e com reduzida pegada ambiental.» in https://greensavers.sapo.pt/um-refugio-sustentavel-a-3-800-metros-de-altura/

(Le Nouveau Refuge du Goûter - une Rencontre au Sommet)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover