27/12/21

História e Paleontologia - A primeira criatura gigante conhecida no Planeta Terra foi o Cymbospondylus youngorum, um Ictiossauro que viveu há mais de 237 milhões de anos, durante o período Triássico.


«Ictiossauro, a primeira criatura gigante conhecida no Planeta Terra

A primeira criatura gigante conhecida no Planeta Terra foi o Cymbospondylus youngorum, um Ictiossauro que viveu há mais de 237 milhões de anos, durante o período Triássico.

O crânio de 2 metros de comprimento descoberto nas Montanhas Augusta, uma cordilheira de montanhas no Estado de Nevada, está agora exposto no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles (NHM). Este corresponde ao maior Cymbospondylus youngorum de que há registo, que se acredita que teria mais de 17 metros, na época em que nadava no oceano. O seu longo focinho e os dentes, indicam que se alimentava de lulas e peixes.

A descoberta do réptil marinho levou os cientistas a tentar compreender o porquê do seu rápido crescimento, e a comparar a expansão do seu comprimento com o dos cetáceos modernos, como as baleias e os golfinhos, que foi mais lenta.

“As baleias e ictiossauros partilham mais do que uma variedade de tamanhos. Eles têm planos corporais semelhantes e ambos surgiram inicialmente após extinções em massa. Estas semelhanças tornam-nos cientificamente valiosos para o estudo comparativo”, explicam os autores do estudo, agora publicado na revista científica Science.

Os dados revelam que este rápido crescimento se deve ao boom de amonites (atuais lulas) e conodontes (peixes) na época, que se deu após o final do período Permiano. “Embora suas rotas evolutivas fossem diferentes, tanto as baleias quanto os ictiossauros dependiam da exploração de nichos na cadeia alimentar para a tornar realmente grande”, esclarecem.» in https://greensavers.sapo.pt/209016-2/

Ictiossauro | O Réptil Aquático - (13 METROS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover