15/05/19

F.C. do Porto Solidariedade - Seis jogadores do FC Porto B participaram esta quarta-feira numa ação do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto relacionada com o Dia do Euromelanoma.



«JOGADORES DO FC PORTO B ALERTAM PARA OS PERIGOS DA EXPOSIÇÃO SOLAR
15 DE MAIO DE 2019 17:59

Jovens atletas participaram numa ação do IPO do Porto relacionada com o Dia do Euromelanoma.

Seis jogadores do FC Porto B participaram esta quarta-feira numa ação do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto relacionada com o Dia do Euromelanoma. Rui Pires, Oleg, Paulo Estrela, João Lameira, Diogo Bessa e Rui Costa submeteram-se a rastreios de cancro da pele e foram alertados para os perigos da exposição solar excessiva.

Os jovens portistas deram o exemplo, contribuíram para a sensibilização para este tema e mostraram-se satisfeitos com a experiência. Matilde Ribeiro, coordenadora da Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso do IPO, agradeceu a presença dos atletas do FC Porto B.

Matilde Ribeiro
“Já é habitual o FC Porto colaborar com a clínica da pele neste dia. Este dia tem dois objetivos. Por um lado, apostamos na prevenção primária, em alertar as pessoas para os cuidados que devem ter para evitar o cancro de pele, bem como alertar para a necessidade de se observarem e agirem caso surja alguma lesão nova ou uma ferida que não cicatrize. Neste dia, também fazemos rastreios de pele na tentativa de detetar precocemente lesões oncológicas da pele ou lesões percussoras dessas lesões. A mediatização que a presença destes atletas nos oferece também é importante na divulgação da missiva.”

Rui Pires
“Devem-se ter sempre muitos cuidados porque, como todos sabemos, o sol é muito perigoso. Hoje estivemos a fazer os exames e todas as pessoas deviam tirar um pouco do seu tempo e preocupar-se também em fazer este exame, porque é muito importante para a saúde. Muitas vezes não temos noção e corremos alguns riscos. Hoje aprendemos bastantes coisas. Todos devem ter cuidados, principalmente em usar sempre protetor solar.”

Diogo Bessa
“É sempre bom fazer estes exames para fazer se está tudo bem com a nossa pele. Normalmente ponho sempre protetor solar, até porque sou branquinho. Esta consulta foi boa para sabermos o que é importante e o que não é importante. Saímos daqui mais conscientes do que o sol pode fazer.”

Oleg
“Eu sou de pele clara e agora com o bom tempo tenho de ter especial cuidado. Não tendo, podemos sofrer consequências graves. Confesso que nem sempre tive muito cuidado, mas ao apanhar muito sol fui ganhando alguns sinais e agora tenho de ter um cuidado específico. O objetivo de estarmos cá é mostrarmos que nos cuidamos, que nos preocupamos. Todas as pessoas deviam preocupar-se com este assunto, que é muito delicado.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190515-pt-jogadores-do-fc-porto-b-alertam-para-os-perigos-da-exposicao-solar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover