02/05/19

F.C. do Porto Atletas Internacionais - A equipa B de basquetebol do FC Porto realizou no passado sábado o último jogo oficial da temporada 2018/19, concluindo a segunda fase da Proliga com um saldo de 11 vitórias e 3 derrotas, garantindo dessa forma a continuidade no segundo escalão.



«BASQUETEBOL: FC PORTO B ASSUME-SE COMO POTENCIADOR DE TALENTOS
1 DE MAIO DE 2019 15:16

Balanço positivo do trabalho desenvolvido ao longo da temporada 2018/19.

A equipa B de basquetebol do FC Porto realizou no passado sábado o último jogo oficial da temporada 2018/19, concluindo a segunda fase da Proliga com um saldo de 11 vitórias e 3 derrotas, garantindo dessa forma a continuidade no segundo escalão.

Assumindo o seu papel como potenciadora de talentos, a formação secundária dos Dragões apresenta um balanço positivo do trabalho desenvolvido ao longo da época, com um plantel de 20 jogadores e uma média de idades de 18,4 anos, englobando um atleta sub-16, Tiago Almeida.

Nove dos 20 jogadores do grupo entraram no início da temporada no FC Porto B e disputaram uma competição que subiu claramente de nível, face às alterações regulamentares, que permitiram a utilização de dois jogadores estrangeiros por equipa.

A juventude da equipa, o número de novos jogadores e o aumento de qualidade dos adversários provocaram grandes dificuldades na primeira fase, mas a equipa B azul e branca conseguiu evoluir ao longo da época e teve um desempenho extremamente interessante na segunda fase da Proliga.

De qualquer forma, o grande objetivo do trabalho desenvolvido na formação secundária passa pelo potenciamento de jovens talentos, assumindo-se como patamar sólido de transição entre os escalões de formação e o basquetebol profissional.

O trabalho no FC Porto B está a dar frutos, com a chamada de seis jovens atletas (Vlad Voytso, Keven Gomes, Francisco Amarante, João Guerreiro, Ricardo Neves e Henrique Barros) à equipa principal. No decorrer da época, Vlad Voytso assumiu-se em definitivo como jogador A, surgindo nesta altura como um dos nomeados para melhor jovem da Taça da Europa da FIBA.

Para além de Vlad Voytso, Keven Gomes e Francisco Amarante também jogaram pela equipa A ao longo da temporada 2018/19, enquanto Henrique Barros (20) foi chamado para a recente deslocação do FC Porto a Angra do Heroísmo, para defrontar o Lusitânia (85-79), na 6.ª jornada da 2.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190501-pt-basquetebol-fc-porto-b-assume-se-como-potenciador-de-talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover