09/09/16

Ambiente e Ecologia - As águas do rio Daldykan, que corre na zona de Norilsk, na Sibéria (Rússia), tingiram-se de vermelho.



«IMAGENS DE RIO CONTAMINADO NA RÚSSIA CORREM MUNDO

As águas do rio Daldykan, que corre na zona de Norilsk, na Sibéria (Rússia), tingiram-se de vermelho. Captadas pela população local e partilhadas nas redes sociais as impressionantes imagens do curso de água cor de sangue estão a correr mundo. Suspeita-se que na origem do fenómeno esteja contaminação por níquel.

O caso tornou-se público esta semana, mas para os locais não é uma novidade. Consta que as águas do Daldykan começaram a mudar de cor em Junho e que, de resto, não é a primeira vez que o fenómeno acontece. Por pressão da opinião pública a ocorrência está agora a ser investigada e à partida surge como suspeita da contaminação uma metalúrgica que se encontra instalada numa das margens do rio.

Esta fábrica pertence à Norilsk Nickel, o maior produtor de níquel e paládio do mundo. Segundo o The Guardian, o ministério dos Recursos Naturais e Ambiente da Rússia anunciou esta quarta-feira estar a investigar queixas de poluição química de origem desconhecida, possivelmente causada por “uma fuga num cano de níquel em Norilsk”, porém de acordo com a CNN a metalúrgica nega que a poluição do Daldykan tenha ligação com alguma das suas fábricas.

O fornecimento de água da cidade não provém deste rio, garante o presidente da câmara local, mas muitos residentes apanham cogumelos e morangos nas suas margens. A cidade de Norilsk, que surgiu como um campo de concentração russo (gulag) em 1935, é conhecida por seus Invernos rigorosos e alto nível de poluição industrial.

Foto: Sergey Gantimurov via Twitter» in http://greensavers.sapo.pt/2016/09/09/imagens-de-rio-contaminado-na-russia-correm-mundo/


(Rio de SANGRE Daldykan en Norilsk Rusia)

Sem comentários:

Enviar um comentário