29/03/15

Seleção Nacional de Futebol: Portugal 2 vs Sérvia 1 - A seleção nacional de Portugal deu um importante passo para a presença no Europeu 2016 ao vencer este domingo a equipa da Sérvia.



«Matic ainda fez bonito, mas foi Coentrão a brilhar na vitória de Portugal

Ricardo Carvalho abriu o marcador. Matic voltou a Lisboa para marcar 'bonito', mas Fábio Coentrão não deixou a Luz apagada e fez o 2-1.

A seleção nacional de Portugal deu um importante passo para a presença no Europeu 2016 ao vencer este domingo a equipa da Sérvia por 2-1. Ricardo Carvalho inaugurou o marcador, mas Matic, num belo remate acrobático, fez o empate. Na segunda parte, Fábio Coentrão, quem mais, fez o golo da vitória.

Um ano e meio depois da vitória sobre a Suécia por 1-0, a seleção portuguesa voltou a jogar no Estádio da Luz para um jogo de caráter oficial e logo em dia de aniversário de Rui Costa, antigo internacional português e diretor do Benfica.

Para a receção à Sérvia, Fernando Santos apostou numa surpresa a meio-campo com Fábio Coentrão ao lado de João Moutinho e Tiago. Eliseu jogou a lateral esquerdo com a dupla Bruno Alves e Ricardo Carvalho no centro da defesa, algo que já não acontecia desde 2010, e ainda com Bosingwa no lado direito. No ataque, Nani, Danny e o capitão Cristiano Ronaldo eram as ‘setas’ apontadas a Stojkovic, o guarda-redes sérvio que curiosamente passou pelo Sporting e que inclusive ‘perdeu’ a titularidade em Alvalade para um jovem de nome Rui Patrício.

E foi de longe que os guarda-redes de ambas equipas viram o pontapé de saída dado por Portugal. As bancadas estavam coloridas, mas os decibéis estavam uns furos abaixo do habitual, especialmente quando o Benfica joga em casa. O meio-campo da seleção das Quinas apresentou-se muito forte no início do jogo e logo aos cinco minutos Danny obrigou o antigo guarda-redes do Sporting a uma defesa.

O primeiro sinal de perigo estava dado, e não parecia que a equipa de Ilídio Vale fosse parar por aí. E não foi preciso esperar muito para o primeiro golo da noite. Aos 10 minutos, um defesa sérvio não aguenta a pressão de Cristiano Ronaldo e sem soluções colocou a bola para fora. Na conversão do pontapé de canto, Ricardo Carvalho surpreendeu a defesa sérvia e de cabeça fez o 1-0 quando tudo parecia indicar que a bola iria para Cristiano Ronaldo.

O golo deu a primeira explosão de alegria na Luz, que rapidamente se apagou quando se apercebeu que o defesa central do Mónaco estava a pedir a substituição. Ricardo Carvalho ainda aguentou alguns minutos em campo e acabaria substituído por José Fonte aos 17 minutos.

A Sérvia só aos 26 minutos criou uma situação de perigo iminente com um remate de primeira de Ljajic que acabou por ser desviado para canto por Eliseu. Na sequência do lance, foi Tadic a criar perigo com um remate de pé esquerdo, já na área, cruzado, com a bola a passar não muito longe do poste de Rui Patrício.

Quem não deve ter gostado disso foi Cristiano Ronaldo, que mal apanhou a bola na área contrária tentou bater Stojkovic a 30 metros da baliza num remate ‘Tomahawk’. Mas o guarda-redes sérvio estava atento e com uma grande defesa impediu o que seria o golo da noite.

Apesar da desvantagem ao intervalo, a Sérvia terminou a primeira parte com mais posse de bola do que Portugal (51%-49%) e com sinais que poderia criar perigo em contra-ataque, especialmente por intermédio de Markovic e Ljajic.

No segundo tempo, a equipa da Sérvia entrou melhor e esteve à vista o golo do empate aos 53 minutos depois de um cruzamento na esquerda de Tadic ter encontrado Mitrovic, que de cabeça, e antecipando-se a Bruno Alves, rematou à baliza com muito perigo.

A pressão dos sérvios intensificou-se e foi João Moutinho que ‘pagou a fava’ pois teve de aguentar uma série de ‘faltas maldosas’ por parte dos jogadores adversários. Aos 61 minutos, Matic voltaria a marcar em Lisboa meses depois de ter feito o golo da vitória do Chelsea em Alvalade. O antigo jogador do Benfica parece dar-se bem com os ‘ares’ de Lisboa e num vistoso pontapé de moinho ao segundo poste, na sequência de um canto da esquerda, com primeiro desvio no miolo da área fez o golo da noite.

Com o empate no marcador, Portugal voltou a crescer e não tardou muito para voltar o perigo à baliza de Stojkovic. Nani ainda testou os reflexos do guardião sérvio aos 62 minutos, com um remate de longe, que nada conseguiu fazer no minuto seguinte quando numa rápida transição do ataque de Portugal Fábio Coentrão surgiu ao segundo poste para fazer o 2-1.

Até ao final, as bancadas ainda gritaram 'só mais um' mas Portugal acabaria por vencer apenas por 2-1. Com este triunfo, Portugal lidera agora o Grupo I da fase de apuramento para o Euro 2016.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/portugal/clube-portugal/artigo/2015/03/29/portugal-servia-cronica-do-jogo-no-estadio-da-luz


(Matic ainda fez bonito, mas foi Coentrão a brilhar na vitória de Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover