19/03/15

Espaço - Segundo a NASA, os buracos coronais são regiões da corona - a camada mais externa do Sol - onde o campo magnético se estende para o espaço. As partículas que se movem nesse campo magnético podem então abandonar o Sol em vez que ficarem presas junto à superfície.



«Detetados dois "buracos" gigantes na superfície do Sol

As manchas negras avistadas pela NASA, correspondentes a dois buracos coronais, cobrem quase 10% da superfície do Sol.

Um dos buracos é um dos maiores observados em décadas. Está localizado no pólo sul do Sol e ocupa aproximadamente 6 a 7% da superfície da estrela, o equivalente a 142 mil milhões de quilómetros quadrados. 

Segundo a NASA, os buracos coronais são regiões da corona - a camada mais externa do Sol - onde o campo magnético se estende para o espaço. As partículas que se movem nesse campo magnético podem então abandonar o Sol em vez que ficarem presas junto à superfície. 

As partículas "presas" brilham, mas nas que deixam o Sol o brilho é muito menos intenso, dando origem ao aspeto negro que se vê na imagem.

A imagem foi capturada pela "nave espacial sentinela 'da Nasa, o Solar Dynamics Observatory, que vigia a superfície do sol permanentemente.» in http://visao.sapo.pt/detetados-dois-buracos-gigantes-na-superficie-do-sol=f813736#ixzz3UqbHGJ26


(A Nasa divulgou a imagem, Sol apresenta enorme "buraco")


(Novos Mundos - A morte do Sol " Completo")


(Manchas negras en el sol)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover