27/12/14

Brasil - Rompendo 2.000 km através do coração da Amazónia, a auto-estrada Trans-Amazónica foi uma das primeiras vias da região.



«A estrada que está a transformar a Amazónia
Publicado em 27 de Dezembro de 2014.

Rompendo 2.000 km através do coração da Amazónia, a auto-estrada Trans-Amazónica foi uma das primeiras vias da região. Construída na década de 1970, como uma faixa que cortava a densa folhagem tropical, a denominação de auto-estrada é uma descrição generosa. Contudo, esta continua a ser a principal via para atravessar a selva e muito tem facilitado a destruição da mesma.

A estrada foi construída para ligar a Amazónia ao crescimento da economia agrícola e pecuária do Brasil. E, ao longo dos anos, a floresta virgem foi dando lugar aos ranchos de animais, às minas de ouro e às mercenarias industriais.

Actualmente, para acompanhar o crescimento da economia brasileira, a parte leste da via está em processo de pavimentação – um processo que facilitará por um lado o transporte de bens essenciais para as populações que vivem na região amazónica e por outro a desflorestação, a instalação industrial e criação de mais gado. A isto deve-se ainda adicionar a construção da barragem de Belo Monte, que será a terceira maior hidroeléctrica do Brasil e poderá desalojar milhares de indígenas, escreve a BBC.

Os módicos 2.000 km dos anos 1970 estendem-se hoje para 4.000 km, começando na costa da cidade de João Pessoa e terminando na aldeia de Lábrea, no estado de Amazonas. Quando a via não é ocupada por camiões, o gado toma conta da estrada e os proprietários utilizam-na para deslocar os animais de um pasto para o outro. A criação de gado é uma grande indústria no Brasil e o país é o maior exportador mundial de carne. Contudo, a criação dos animais é sinónimo de destruição de áreas florestais para a criação de pastagens e este é um dos principais problemas que afecta a Amazónia.» in http://greensavers.sapo.pt/2014/12/27/a-estrada-que-esta-a-transformar-a-amazonia-com-fotos/


(Estrada Trans-amazônica)


(Rodovia Transamazônica - Trecho Altamira/Santarém - Transbrasiliana)


(Transamazônica Completa 40 Anos Sem Ser Concluída)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover