22/12/14

Arte Pintura - Em 2012, uma viúva espanhola tornou-se mundialmente conhecida pelas piores razões, ao falhar tremendamente na tentativa de restaurar um fresco de quase um século com a imagem de Jesus Cristo, num santuário em Borja, Zaragoza.



«Ecce Homo: Octogenária espanhola arruinou um fresco mas «salvou uma cidade»

Em 2012, uma viúva espanhola tornou-se mundialmente conhecida pelas piores razões, ao falhar tremendamente na tentativa de restaurar um fresco de quase um século com a imagem de Jesus Cristo, num santuário em Borja, Zaragoza. No entanto, em linha com a expressão «Deus escreve direito por linhas tortas», Cecília Giménez acabou mesmo por «salvar» a localidade.

A ira deu lugar à gratidão e agora as marcas de vinhos locais «acotovelam-se» para conseguirem colocar a imagem nos seus rótulos.

Nos EUA, está em desenvolvimento uma ópera inspirada no caso da restauração falhada do fresco «Ecce Homo» («Contemplem o Homem»), localizado numa parede do santuário Nossa Senhora da Misericórdia de Borja.

«Para mim, é uma história de Fé», disse Andrew Flack, a cargo do libreto, que viajou para Espanha a fim de realizar investigação de campo para a obra.

«É um milagre a forma como [o caso do Ecce Homo] impulsionou o turismo. Por que motivo é que as pessoas estão a viajar para aqui para vir vê-lo, se ficou um péssimo trabalho? É uma espécie de peregrinação, conduzida pelos Media até ser um fenómeno. Deus escreve direito por linhas tortas. O que para si é um desastre, pode muito bem ser o meu milagre», comentou o libretista.

Mais de 150.000 turistas já visitaram o santuário do século XVI para ver a pintura, originalmente criada pelo artista Elias Garcia Martinez.

A viúva chegou a não conseguir comer ao tornar-se uma celebridade infâme, mas aos poucos foi reconquistando a felicidade e o seu lugar na comunidade.

Actualmente, distribui prémios numa competição em que jovens artistas pintam os seus próprios frescos «Ecce Homo».

Este Natal, a figura retocada pela octogenária aparece na lotaria da cidade. O retrato também tem um «papel de cinema», ao ser roubado por um par de gatunos num filme espanhol.

Com a crise económica, «nos últimos seis anos 300 postos de trabalho foram extintos», destacou o líder do poder local, Miguel Arilla.

«Mas com o boom do turismo, os restaurantes permaneceram estáveis. Os museus locais também beneficiaram. O Museu da Colegiata, situado numa mansão do Renascimento, passou de cerca de 7.000 visitas anuais para 70.000», sublinhou o autarca, citado pelo scotsman.com.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=752776


Restoration EPIC FAIL (Jesus facepalm) Ecce Homo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover