30/09/14

Animais - Um novo estudo revela que os cães possuem capacidades semelhantes às de um bebé de cinco meses.

Cães são tão inteligentes como um bebé de cinco meses

«Cães são tão inteligentes como um bebé de cinco meses
Publicado em 30 de Setembro de 2014.

Um novo estudo revela que os cães possuem capacidades semelhantes às de um bebé de cinco meses. À medida que o cérebro de um bebé se vai desenvolvendo, as crianças aprendem a reparar no comportamento das pessoas. Até agora, esta função cognitiva era atribuída exclusivamente aos humanos e aos primatas não humanos. Contudo, este novo estudo vem revelar que os cães, como as crianças conseguem reconhecer comportamentos objectivos.

Tal significa que os cães sabem para onde olhar e como responder às pessoas quando as circunstâncias indicam que algo de importante pode acontecer – algo que as crianças também aprendem.

Durante o estudo, os investigadores da Universidade de Milão utilizaram um teste direccionado para bebés de cinco meses nos cães e descobriram que os animais conseguiam fazer tão bem o teste quanto as crianças. Ao longo do estudo, 50 cães foram colocados numa sala onde estava um investigador e a sua resposta aos estímulos foi gravada. Durante o estudo, cães domésticos visualizaram um humano a interagir com dois objectos, um globo e um regador.

Inicialmente, os cães observaram a interacção entre a pessoa e o globo. Posteriormente, a posição do globo e do regador foram trocadas e quando se deu a troca, os investigadores verificaram que os cães observavam a pessoa e o globo na nova localização e não o regador que estava na posição anteriormente observada, refere o Daily Mail. Contudo, quando as pessoas deixavam o globo e interagiam com o regador, a atenção do cão prendia-se no regador.

Tal como as crianças, os cães passaram mais tempo a observar o humano a que estavam acostumados a ver durante a experiência do que o local que estiveram a observar primeiro. Quando um objecto inanimado, em vez de uma pessoa, foi utilizado com os outros dois objectos, a resposta dos cães foi semelhante à experiência que envolveu pessoas.» in http://greensavers.sapo.pt/2014/09/30/caes-sao-tao-inteligentes-como-um-bebe-de-cinco-meses/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover