24/09/14

Ilhas Canárias - Os dois independentistas das Canárias que protagonizaram um protesto nas Ilhas Selvagens foram identificados e vão ser transportados para o Funchal por não terem meios próprios de deslocação, anunciou a Marinha.



«A paz voltou às Selvagens. Activistas espanhóis identificados

A Marinha identificou dois homens. Vão ser alvo de um processo de contra-ordenação.

Os dois independentistas das Canárias que protagonizaram um protesto nas Ilhas Selvagens foram identificados e vão ser transportados para o Funchal por não terem meios próprios de deslocação, anunciou a Marinha.

De acordo com uma nota publicada no "site" da Marinha, as autoridades deslocaram para o local um navio-patrulha com dois agentes da Polícia Marítima, que procederam à identificação dos dois cidadãos de nacionalidade espanhola.

O grupo de militantes da Alternativa Nacionalista Canária (ANC) protestava contra as prospecções petrolíferas previstas para a zona e reivindicava a soberania sobre aquele arquipélago português, que fica mais próximo das Canárias do que da Madeira.

Segundo as autoridades, os dois cidadãos incorrem em infracção ao artigo que regulamenta as visitas a esta área protegida, no qual está explicito que é proibido na área da Reserva Natural das ilhas Selvagens "o acesso de pessoas, excepto mediante autorização do Governo Regional da Madeira, que a concederá apenas para fins de estudo, de resolução de problemas técnicos, a visitantes acompanhados por pessoas devidamente credenciadas ou em estado de necessidade".

Desta forma, os dois homens, que permaneceram no local sem autorização, vão ser alvo de um processo de contra-ordenação.

O porta-voz da ANC explicou à agência Lusa que a acção não pretendeu "abrir qualquer conflito com Portugal" - que tem a soberania sobre as Selvagens -, mas antes "sensibilizar os portugueses para o problema das prospecções petrolíferas".» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=163070


(Ilhas Canárias inéditos imagens do vulcão)


(Ilhas Canárias Vulcão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover