16/09/14

F.C. do Porto História - ​A 16 de Setembro de 1964, o FC Porto batia o Lyon por 3-0 e conseguia o primeiro triunfo na UEFA.



«50 ANOS DE VITÓRIAS EUROPEIAS

​A 16 de Setembro de 1964, o FC Porto batia o Lyon por 3-0 e conseguia o primeiro triunfo na UEFA.

É impossível imaginar, à luz da actual dimensão do FC Porto, vários anos sem vitórias europeias. Mas os primeiros tempos dos Dragões em competições da UEFA foram difíceis: entre a estreia frente ao Athletic Club (que reencontra os Dragões na actual edição da Champions League), em Setembro de 1956, e o primeiro triunfo, no mesmo mês de 1964, passaram oito anos e nove jogos. O encontro com os franceses, que os azuis e brancos venceram por 3-0 (com golos de Custódio Pinto e Carlos Baptista), faz hoje 50 anos, tendo aberto caminho a um percurso em que se incluem agora sete títulos internacionais.

Essa era uma realidade distante da equipa de 1964/65, treinada por Otto Glória e em que se incluíam jogadores como o guarda-redes Américo, o médio Custódio Pinto, o avançado Francisco Nóbrega e o defesa José Rolando, que recordou ao Porto Canal e www.fcporto.pt o encontro que valeu depois aos Dragões a passagem à segunda eliminatória da Taça das Taças (em França, o FC Porto voltou a ganhar, por 1-0). “Fomos superiores, tínhamos jogadores mais rotinados e ganhámos bem. Poderíamos ter ganho por mais se o árbitro não tivesse estragado alguns lances de golo”, recorda.

José Rolando foi titular em ambos os encontros e evocou o espírito do balneário de então: “Éramos quase como irmãos. Todos nos dávamos bem, chorávamos quando as coisas não saíam bem. Íamos para o campo com uma força tremenda para ganhar o jogo”. A mística e o ambiente no estádio, considera o ex-defesa central, não serão muito diferentes; mas o plantel (então com “poucos internacionais”) e as condições de trabalho ficavam a anos-luz do presente.

Actualmente ao serviço do Departamento de scouting, José Rolando foi adaptado pelo treinador José Maria Pedroto a defesa central, quando alinhava maioritariamente como médio, usando a antecipação e a boa leitura de jogo como principais armas. Foi durante vários anos capitão da equipa, ao serviço da qual conquistou a Taça de Portugal, em 1968. “Já na altura dizia: ‘Primeiro está o Porto! Temos de ganhar! O resto é secundário’”, sublinha.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/50-anos-de-vitorias-europeias.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover