17/09/14

Liga dos Campeões: F.C. do Porto 6 vs Bate Borisov 0 - Argelino Brahimi apontou um hat-trick na goleada sobre o BATE Borisov e Dragões batem novo recorde...

Brahimi fez hat-trick na goleada do FC Porto

«BRAHIMI FOI O HERÓI DA MAIOR GOLEADA NA CHAMPIONS

​Argelino apontou um hat-trick na vitória por 6-0 sobre o BATE Borisov.

O FC Porto conseguiu esta quarta-feira a sua mais gorda vitória de sempre na Champions League, ao golear o BATE Borisov por 6-0, na primeira jornada do grupo H. Brahimi foi o herói do encontro, ao concretizar o primeiro hat-trick de um jogador portista na prova, ainda para mais com três golos de grande execução técnica. Com uma exibição colectiva de nível elevado e grandes pormenores individuais de outros jogadores como Danilo, Jackson ou Quaresma, o jogo permitiu ainda a Adrián López e Aboubakar estrearam-se a marcar com a camisola dos Dragões.

As noites de Champions já costumam ser por si só brilhantes, mas há ocasiões especiais em que quase tudo sai bem e em que as equipas se tornam em verdadeiras constelações. Com um futebol fluído e pressionante, o FC Porto fez com que a bola fosse uma visão tão fugaz para os adversários como a passagem de uma estrela cadente. Brahimi tirou o cadeado do jogo e depois os portistas desfrutaram do encontro: para além dos seis golos, ficaram mais uns quantos por marcar (Maicon ficou a um palmo do 7-0, aos 81 minutos) e ainda houve duas bolas nos postes da baliza bielorrussa.

Ao contrário do que seria de esperar, o FC Porto apresentou-se pela primeira vez esta época num sistema 4-4-2, com Quaresma na direita, Brahimi na esquerda e Adrián e Jackson no centro do ataque. O BATE Borisov estava claramente preparado para ceder a iniciativa aos Dragões, mas pareceu surepreendido com um esquema que teve o mérito de fazer com que o meio-campo bielorruso ficasse constantemente preocupado com eventuais desequilíbrios nas suas costas.

Para além disso, há que reconhecer que o arranque de jogo não poderia ter corrido melhor aos Dragões, graças a um erro claro do guarda-redes Chernik: a bola escorregou-lhe das mãos numa reposição em jogo e foi parar direitinha aos pés de Brahimi, que tirou um adversário da frente e rematou cruzado para o 1-0. Sem que o encontro mudasse de figura - ao intervalo a posse de bola dos Dragões era de 64 por cento -, o BATE teve a sua única oportunidade de mudar o curso da história quando Fabiano se antecipou a Gordeychuk, que se isolava aos 12 minutos.

Por isso, Brahimi resolveu continuar a escrever o seu best-seller, com um dos melhores golos de sempre dos Dragões na prova: um slalom de uns 40 metros, à Maradona, que terminou com a bola na baliza. O 3-0 com que se chegou ao intervalo (na primeira vez em que o FC Porto marcou três golos na primeira parte de um jogo da Champions) foi da autoria de Jackson Martínez, após cruzamento de Danilo.

Ao intervalo, o encontro parecia resolvido, mas Brahimi ainda não tinha acabado a sua trilogia de efeitos especiais. Faltava-lhe um golo de bola parada, que aconteceu num livre directo em tudo idêntico àquele com que tinha aberto o marcador frente ao Lille, na segunda mão do play-off da Champions. Com 4-0 já não havia dúvidas sobre o destino dos três pontos e Lopetegui começou a pensar nos próximos encontros e fez sair Brahimi (que recebeu uma ovação de pé de um estádio que ainda se relembra de Madjer, outro grande ídolo argelino) e depois Jackson e Herrera.

Porém, o caudal portista não diminuiu e Adrián López fez o 5-0 aos 61 minutos, apontando o seu primeiro golo com a camisola azul e branca. O feito seria repetido por Aboubakar, aos 76. E faltou apenas um golo para repetir o resultado de há 39 anos, quando o FC Porto goleou os luxemburgueses do Avenir Beggen por 7-0, com um tal de Cubillas a fazer um hat-trick.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2014%20-%202015/brahimi-foi-o-heroi-da-maior-goleada-na-champions-9-17-2014.aspx




2014.09.17 (19h45) - FC Porto 6-0 BATE (Group H)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover