14/09/14

Primeira Liga: Vitória de Guimarães 1 vs F.C. do Porto 1: ​Dragões estiveram em vantagem, mas sofreram o empate num castigo máximo discutível e viram um golo limpo anulado.



«UMA QUESTÃO DE PENÁLTIS

​Dragões estiveram em vantagem, mas sofreram o empate num castigo máximo discutível e viram um golo limpo anulado.

Ao sexto jogo oficial na época, o FC Porto não conseguiu vencer pela primeira vez, empatando (1-1) no terreno do Vitória de Guimarães. Jackson colocou os Dragões em vantagem na conversão de um penálti, aos 61 minutos, mas a equipa da casa empatou pouco depois, através de um castigo máximo muito discutível. Para além disso, o dedo do árbitro Paulo Baptista esteve num penállti não assinalado a favor dos Dragões no primeiro tempo e num golo limpo que foi anulado quando o resultado estava em 1-1.

A primeira parte teve poucas oportunidades de golo, mas as melhores foram do FC Porto. Brahimi rematou para defesa de Douglas aos dois minutos e, aos 30, isolou-se perante o guarda-redes, mas não conseguiu rematar com a força e colocação suficientes para abrir o marcador. O "problema" deste lance é que o árbitro Paulo Baptista fez vista grossa a um toque de Defendi nas costas do internacional argelino, o que o terá impedido de rematar em melhores condições. Ficou um penálti por marcar e Quintero, já nos descontos, voltou a obrigar o guardião a uma defesa apertada, na conversão de um livre directo à entrada da área.

Isto não quer dizer que os vimaranenses não tenham incomodado os Dragões, bem pelo contrário. Tiveram menos posse de bola e apresentaram um bloco mais recuado no terreno, mas fizeram da agressividade a sua grande arma e rondaram por vezes a baliza de Fabiano. Do primeiro tempo há ainda a referir uma paragem de cerca de sete minutos devido a problemas nas bancadas. O Estádio D. Afonso Henriques apresentou-se quase cheio, até porque a equipa da casa partilhava com o FC Porto um arranque 100 por cento vitorioso na Liga portuguesa: três vitórias em três jogos.

Os Dragões só beneficiaram de uma grande penalidade à segunda falta sobre Brahimi na grande área vimaranense. Aos 60 minutos, em mais uma das arrancadas com que ao longo do encontro foi deixando adversários para trás, o camisola oito foi travado por Bruno Gaspar. Jackson concluiu a obra do franco-argelino, convertendo o respectivo penálti no 100.º jogo com a camisola dos Dragões, conseguindo assim o seu melhor arranque de sempre numa temporada, com seis golos em seis jogos.

O encontro parecia estar nas mãos do FC Porto, com o Vitória de Guimarães a não conservar a mesma frescura e intensidade do primeiro tempo, mas eis que o mesmo auxiliar que não viu Brahimi ser tocado aos 30 minutos descortinou uma falta de Jackson na grande área sobre André André. No mínimo muito forçado e discutível, o lance permitiu a Bernard empatar a partida aos 69 minutos. Com o sentimento de que o resultado não traduzia o que se passava em campo, os azuis e brancos foram em busca do segundo golo e conseguiram-no mesmo aos 72 minutos, por Brahimi, mas o árbitro auxiliar viu um fora de jogo quando o portista estava em linha.

Aos 84 minutos, Jackson chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento de Evandro e perdeu a última possibilidade clara de fazer o 2-1, frente à sua vítima favorita em Portugal (já apontou sete golos ao Vitória de Guimarães). O empate foi mesmo o resultado final, mas o FC Porto mantém a liderança na Liga (dez pontos), a par de Rio Ave, Benfica e Vitória de Guimarães.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2014%20-%202015/uma-questao-de-penaltis-9-14-2014.aspx

Ficha de Jogo:



2014.09.14 (17h00) - V. Guimaraes 1-1 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover