«National Geographic distingue grafismo da Rota do Românico com prémio anual
Lousada, 15 set (Lusa) - A organização internacional National Geographic Society atribuiu à Rota do Românico do Tâmega e Sousa um prémio pelo desenvolvimento gráfico de um mapa e um guia do território.
Fonte da Rota do Românico revelou hoje que o galardão reporta-se a um trabalho publicado, em agosto de 2013, na versão portuguesa da revista daquela organização internacional.
O prémio foi entregue numa gala anual realizada nos Estados Unidos da América.
O mapa e suplemento da Rota do Românico foram premiados na categoria "melhor grafismo".
Segundo a fonte, "o júri sublinhou a inovação do projeto, a qualidade da ilustração e a limpeza do conceito, capaz de explicar, mesmo a quem não domina a língua portuguesa, o tema do trabalho".
O mapa apresenta, num dos lados, uma ilustração com as diversas fases de construção de uma igreja românica e a riqueza dos elementos da arquitetura românica.
No outro lado, observa-se um mapa do território da Rota do Românico, com a infografia dos 58 monumentos e as diferentes tipologias existentes.
Segundo aquele projeto cultural e turístico com sede do Vale do Sousa, foi a primeira vez que a versão portuguesa da revista foi distinguida com um galardão atribuído pela organização internacional da Nacional Geographic Society.
O projeto da Rota do Românico começou em 1998, envolvendo os seis municípios do Vale do Sousa (Felgueiras, Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva) e compreendendo 21 monumentos.
Em 2010, a rota foi estendida aos municípios do Baixo Tâmega (Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Celorico de Basto) e do Douro Sul (Cinfães e Resende), o que permitiu alargar o conjunto para 58 monumentos, a maioria dos quais classificados.
APM // JGJ
Lusa/fim» in http://portocanal.sapo.pt/noticia/37151/
Sem comentários:
Enviar um comentário