18/10/13

Criminalidade - O juiz elevou de homicídio a assassinato a acusação dos pais de Asunta Basterra, a criança de 12 anos que foi encontrada morta, há quase um mês, numa estrada florestal, perto de Santiago de Compostela.



«Pais de Asunta acusados do assassinato da filha

Rosário Porto e Alfonso Basterra são os únicos acusados do crime. Juiz acredita que foi um ato "premeditado."

O juiz elevou de homicídio a assassinato a acusação dos pais de Asunta Basterra, a criança de 12 anos que foi encontrada morta, há quase um mês, numa estrada florestal, perto de Santiago de Compostela. 

A decisão foi anunciada hoje pelo magistrado José Antonio Vasquéz Taín, que justificou a medida com base em duas agravantes: parentesco e aleivosia (crime com falsas demonstrações de amizade ou traição).

De acordo com o juiz, o crime de assassinato de que a advogada Rosario Porto e o jornalista Alfonso Basterra estão acusados, justifica-se também pelo facto de ter sido um "ato totalmente premeditado."

Durante a manhã de hoje, os pais de Asunta Basterra participaram noutra visita à casa de família em Teo, situada próximo do local onde o corpo da criança foi encontrado, acompanhados pelo juiz do caso e os advogados de defesa, refere o jornal "La Voz de Galícia." A visita durou cerca de duas horas e meia e foram recolhidos novos objetos para análise, segundo a mesma fonte.

O advogado da mãe, José Luis Gutiérrez Aranguren, disse que a decisão já "era esperada", mas lamentou que a "imparcialidade seja impossível neste caso". A defesa de Rosario Porto garante que vai continuar a lutar pela libertação da sua cliente, alegando que a "detenção é ilegal."

Já Belén Hospido, advogada de Alfonso Basterra, recusa fazer qualquer comentário, limitando-se a pedir aos jornalistas para a deixarem trabalhar.

Asunta Basterra foi encontrada morta na madrugada de 22 de setembro numa estrada florestal em Teo, próximo de Santiago de Compostela. Os pais são os únicos acusados do crime e estão ambos detidos.» in http://expresso.sapo.pt/pais-de-asunta-acusados-do-assassinato-da-filha=f836486#ixzz2i6E7A4G6

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover