21/10/13

Cidade do Marco de Canavezes - 15 mil euros foi o valor pago pelo relógio oferecido em 2004 ao ex-presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres. Destes, retirados dos cofres do Estado, apenas mil vão ser devolvidos, conta o Jornal de Notícias.

Estado lesado em 14 mil euros por oferta em ouro a autarca

«Marco de Canaveses Estado lesado em 14 mil euros por oferta em ouro a autarca

15 mil euros foi o valor pago pelo relógio oferecido em 2004 ao ex-presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres. Destes, retirados dos cofres do Estado, apenas mil vão ser devolvidos, conta o Jornal de Notícias.

Quando preparava a candidatura a Amarante, em 2004, Avelino Ferreira Torres, ex-presidente da Câmara do Marco de Canaveses, recebeu uma prenda generosa, no valor de 15 mil euros.

Um relógio em ouro - comprado na ‘Elyseé Jóias, no Porto - oferecido por 19 presidentes, tesoureiros e secretários das juntas de freguesia do concelho… mas pago com dinheiro público, como conta o JN deste domingo.

O valor das despesas foi justificado nas autarquias como ‘ofertas’, mas levou os autarcas à condenação, no Tribunal do Marco de Canaveses, a três anos de prisão, sob pena suspensa na condição de devolverem o dinheiro ao Estado.

Porém, o recurso apresentado no Tribunal da Relação do Porto levou à absolvição de 16 pessoas, que vêem a decisão do tribunal suspensa.

Restam três autarcas – Belmiro Sousa, da Junta de Freguesia de S. Nicolau, Avelino Mendes e Avelino Sousa, da Junta de Freguesia de Sobretâmega – condenados a três anos de cadeira, sob pena suspensa pelo crime de peculato, e obrigados a devolver ao erário público mil euros.

Os restantes 14 mil ficam por conta do Estado.» in http://www.noticiasaominuto.com/pais/119366/estado-lesado-em-14-mil-euros-por-oferta-em-ouro-a-autarca#.UmTLTHCkpGQ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover