21/10/13

Justiça - O advogado do casal grego de etnia cigana que está nas bocas do mundo desde que a polícia levantou suspeitas sobre o eventual rapto de 'Maria', diz que a criança foi adoptada de forma consensual à mãe biológica.



«Casal cigano diz que adoptou 'Maria' com permissão da mãe biológica

O advogado do casal grego de etnia cigana que está nas bocas do mundo desde que a polícia levantou suspeitas sobre o eventual rapto de 'Maria', diz que a criança foi adoptada de forma consensual à mãe biológica. O casal é esperado no tribunal esta segunda-feira.

À agência de notícias Reuters, Kostas Katsavos admitiu que a adopção não foi feita nos termos legais, mas que teve a permissão da mãe biológica. O advogado acredita que, por isso, a mãe será localizada dentro de pouco tempo e irá corroborar a história contada pela família adoptiva. “Eles amam-na e tomaram conta dela como se fosse um dos seus filhos biológicos”, diz Katsavos, dando força à versão contada por toda a comunidade desde que o caso chegou à esfera mediática.

Na passada quinta-feira as autoridades gregas divulgaram a fotografia da criança de cabelos loiros, de quem não se conhece o verdadeiro nome ou a idade, por não ter documentos válidos, com o objectivo de conseguirem descobrir a sua identidade e pistas sobre a sua família.

Desde a divulgação das imagens, as autoridades já receberam mais de 8 mil telefonemas com supostas pistas sobre a criança, escreve a BBC. Esta segunda-feira os 'pais' - a mulher com 40 anos e o homem com 39 -, detidos pelas acusações de sequestro de menor e falsificação de documentos, são esperados hoje no tribunal.

O caso veio a público quando a polícia começou a fazer perguntas sobre 'Maria', uma menina de cerca de 4 anos que vivia numa comunidade cigana em Farsala, norte da Grécia, com uma família numerosa. De todos os membros da família, entre pais, irmãos, avós e tios, ‘Maria’ era a única a ter pele clara e cabelos loiros. Além disso, os registos de nascimento e baptismo feitos por aquele casal num curto espaço de tempo eram tudo menos insuspeitos, já que a mulher afirmava ser mãe de 10 filhos e o homem de ainda mais quatro.

‘Maria’ foi encontrada na quinta-feira em “más condições de higiene” e foi encaminhada para uma instituição de solidariedade social (Sorriso das Crianças), onde começou por não se integrar bem mas que, de acordo com o porta-voz do organismo, já se está “a dar muito melhor”.

O caso está a incendiar a polémica em torno da discriminação contra a etnia cigana, muito sentida na Grécia, assim como no resto da Europa, lembrando velhos preconceitos sobre o roubo de crianças por parte de ciganos para trabalhos forçados.

SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=88539

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover