«Colômbia, a nova aposta das empresas portuguesas
As exportações portuguesas de bens para a Colômbia têm vindo a crescer desde 2009 e o país é uma das apostas de empresas como a Jerónimo Martins, que prevê abrir as primeiras lojas no quarto trimestre deste ano.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, visita o Peru, Brasil e Colômbia durante a próxima semana, acompanhado de um comitiva que integra o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e vários empresários.
Segundo dados disponibilizados pela AICEP, com base nas estatísticas do INE, as exportações de empresas portuguesas para a Colômbia mais que triplicaram no primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2011, para 8,7 milhões de euros.
Nos primeiros três meses do ano passado, as exportações ascendiam a 2,7 milhões de euros.
As importações portuguesas de bens colombianos caíram 3,3 por cento no trimestre, para 53,8 milhões de euros, com um saldo da balança comercial negativo em 45 milhões de euros.
Em 2011, as exportações acumuladas atingiram os 18,7 milhões de euros, valor que compara com os 13,3 milhões de 2010 e os 6,5 milhões de 2009.
Em termos de importações, em 2011 o valor era de 246 milhões de euros, contra 100,5 milhões no ano anterior.
De acordo com os dados da AICEP, no ano passado havia 171 empresas portuguesas exportadoras para a Colômbia, contra 134 em 2010 e 105 em 2009.
O número de empresas exportadoras tem vindo a aumentar desde 2008, tendo registado um impulso a partir do ano seguinte.
No que respeita a importadoras, o número total era 97 no ano passado, menos 16 que no ano anterior.
Segundo dados disponibilizados, em 2010 empresas portuguesas como a Amtrol - Alfa Metalomecânica, Bosch Termotecnologia, Celtejo, Imoplastic, Repsol Polímeros ou Mocapor constavam entre a lista das maiores exportadoras para o mercado colombiano.
A AICEP abriu este ano um escritório na Colômbia, evidenciando a importância deste mercado para as empresas portuguesas.
Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=52061
Sem comentários:
Enviar um comentário