27/06/12

Campeonato da Europa 2012: Portugal 0 vs Espanha 0 (2-4 a.g.p.) - Espanha segue para a final e Portugal lutou até á exaustão contra esta super equipa!





«Portugal a Leste do Paraíso


Espanha "platinada" segue para a final de Kiev depois de um confronto Ibérico que teve de ser resolvido na marcação de grandes penalidades. Tudo começou e acabou nos postes.


A equipa de Portugal está fora do Euro2012 ao ser eliminada pela seleção espanhola na marcação das grandes penalidades depois de um empate a 0-0 no tempo regulamentar. 
Ao contrário da Batalha de Aljubarrota, em que os portugueses enfrentaram os espanhóis em inferioridade numérica, no Donbass Arena em Donetsk, foram 11 contra 11 na disputa por um lugar na final do Euro2012. Vicente Del Bosque surpreendeu ao apostar em Negredo no onze inicial enquanto Paulo Bento cumpriu a promessa de lançar Hugo Almeida.


E um dos maiores perigos ao defrontar a Espanha é permitir aos campeões da Europa e do Mundo ter posse de bola. Portugal entrou com a lição bem estudada, e esteve exemplar neste capítulo durante a primeira parte. O carrossel "catalão" do meio-campo pareceu encravado durante largos períodos do primeiro tempo, com Miguel Veloso, Pepe, João Moutinho e Raul Meireles a conseguirem anular a tendência dominante dos espanhóis.


Arbeloa deu o primeiro sinal de perigo aos 9’ minutos, com um remate por cima da baliza de Rui Patrício, seguido por Iniesta, aos 29’ minutos, com um remate muito bem colocado. Portugal respondeu aos 31’ minutos por intermédio de Cristiano Ronaldo, com um remate rasteiro de pé esquerdo a rasar o poste esquerdo de Casillas.


No final do primeiro tempo, o resultado 0-0 refletia o equilíbrio entre as equipas com a estatística de jogo dar uma ligeira vantagem à Espanha na posse de bola (57% contra 43% de Portugal) mas com mais remate para a seleção portuguesa, quatro contra três.


O segundo tempo começou sem alterações nas equipas. A Espanha, sempre fiel ao seu jogo, tentou aumentar a posse de bola mas sem conseguir chegar junto à baliza de Rui Patrício. Aos 54’ minutos, Vicente Del Bosque operou a primeira substituição do jogo lançando Fàbregas e tirando Álvaro Negredo.


E a entrada de Cesc Fàbregas deu outra dinâmica ao jogo da Espanha com a luta pela posse de bola a ser gradualmente ganha pelos espanhóis. Portugal ameaçou por várias vezes de contra-ataque com Hugo Almeida a desferir vários remates à baliza de Casillas.


Aos 89’ minutos, Bruno Alves intercepta de cabeça um livre de Xavi dando inicio a um contra-ataque muito perigoso com Portugal a ter superioridade numérica junta à baliza de Casillas. Raul Meireles desmarcou depois Cristiano Ronaldo na esquerda, mas o remate do capitão de Portugal saiu por cima.


Terminado o tempo regulamentar com o resultado empatado, o jogo teve de seguir para prolongamento com a Espanha a esgotar as três substituições. No primeiro tempo do prolongamento, a equipa espanhola apresentou-se mais perigosa, valendo mesmo a Portugal uma grande defesa de Rui Patrício aos 104’ minutos ao defender um remate de Iniesta.


E nos derradeiros 15 minutos de jogo não houve golos, apesar da seleção espanhola ter mostrado as suas credenciais de campeã do mundo e da Europa. Rui Patrício voltou a ser determinante, ao manter a baliza de Portugal inviolável, mas o jogo seguiu para grandes penalidades onde a Espanha foi mais feliz.


Espanha


Xabi Alonso X
Iniesta 0
Piqué 0
Sergio Ramos 0
Fàbregas 0


Portugal


Moutinho X
Pepe 0
Nani 0
Bruno Alves X» in http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2012/artigo/2012/06/27/portugal_cai_de_p_.html


2012.06.27 (19h45) - Portugal 0-0 (2-4) Spain (Euro 2012 - 1/2 Finals)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover