21/06/12

Desporto Automobilismo - O objetivo da Missão África - Do Quilimanjaro ao Okavango, que contou com o financiamento da Fundação do Príncipe Alberto II do Mónaco e foi empreendida pelo aventureiro inglês Xavier Chevrin num Citroen Berlingo equipado com três baterias Venturi, era provar a fiabilidade e a eficiência energética dos veículos elétricos e, simultaneamente, chamar a atenção para o facto de ainda hoje muitas povoações africanas carecerem de acesso à eletricidade!



«Missão África: Veículo elétrico fez viagem de 4500 km do Quilimanjaro até ao Okavango

O piloto Xavier Chevrin e o repórter de imagem Vivien Floris partiram no passado dia 10 de maio de Nairobi, tendo percorrido ao longo de 38 dias estradas e estradões do Quénia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué, Botsuana e África da Sul, até chegar a Joanesburgo 38 dias depois. O objetivo foi provar a fiabilidade e eficiência energética dos veículos elétricos em condições extremas e chamar a atenção para o facto de na atualidade, numerosas populações africanas continuarem a carecer de acesso à eletricidade.

No âmbito da iniciativa da ONU 2012 – Ano Internacional da Energia Sustentável para todos foi planeada uma viagem através do continente africano num veículo elétrico, sem assistência técnica e dependente do carregamento das baterias nas povoações ao longo do percurso.

O objetivo da Missão África - Do Quilimanjaro ao Okavango, que contou com o financiamento da Fundação do Príncipe Alberto II do Mónaco e foi empreendida pelo aventureiro inglês Xavier Chevrin num Citroen Berlingo equipado com três baterias Venturi, era provar a fiabilidade e a eficiência energética dos veículos elétricos e, simultaneamente, chamar a atenção para o facto de ainda hoje muitas povoações africanas carecerem de acesso à eletricidade.

A viagem teve início a 10 de maio quando Xavier Chevrin e o repórter de imagem Vivien Floris partiram da Sede do Programa de Ambiente das Nações Unidas em Nairobi (Quénia), e terminou cerca de 38 dias depois em Joanesburgo (África do Sul).

Na sua eco-odisseia os dois aventureiros percorreram 4500 km de estradas, incluindo 600 km de estradas de terra batida, através de seis países distintos – Quénia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabué, Botsuana e África do Sul.

Apesar dos percalços, que incluíram uma fratura de um dos pés do piloto e a avaria de dois carregadores de baterias, a Missão África foi concluída com sucesso na passada segunda feira.
Esta missão foi a 4ª de uma série de desafios – Venturi Global Challenges - empreendidos pelos veículos com baterias Venturi para demonstrar os progressos no âmbito da propulsão elétrica e que incluíram a mais longa viagem realizada num veículo elétrico, que ligou Xangai a Paris.

O sucesso das missões Venturi Global Challenges tem implicações claras para o Presidente da Venturi Cars, Gildo Pallanca Pastor, que afirmou “Frequentemente o veículo elétrico é apresentado como o carro do futuro. Com estes desafios estamos a demonstrar que já está a acontecer hoje”.» in
http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Missao-africa-Veiculo-eletrico-fez-viagem-de-4500-km-do-Quilimanjaro-ate-ao-Okavango?bl=1

Saiba mais sobre a Missão África através do seu sítio web (aqui) ou acompanhe as suas etapas na página no Facebook da Venturi Cars (aqui)

(Mission Africa: synopsis of the adventure)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover