«Morte revela lar de idosos ilegal
Maria Sousa, 91 anos, morreu, anteontem, num lar de idosos ilegal, na travessa do Barracão, em Amarante. A Segurança Social esteve no local, mas os seis idosos continuavam ontem a viver na habitação. Ao CM, a proprietária negou a situação de ilegalidade.
A morte da idosa, cujas causas ainda são desconhecidas, desvendou a situação da casa que funciona como lar de idosos há cerca de um ano. "Ouvia-se falar de que o lar era ilegal, mas há quem diga que eles são bem tratados e que aquilo tem condições", disse uma vizinha. A moradia, constituída por dois pisos, terá sido alugada e é no rés-do-chão que os idosos passaram a viver.
"No passado foi uma padaria, mas como ardeu o dono restaurou o edifício e alugou à senhora que está a tomar conta dos idosos", explicou ao Correio da Manhã um morador. A proprietária negou tratar-se de um lar de idosos, afirmando que não havia nenhuma situação ilegal. "Não se trata de um lar, mas sim de uma família de acolhimento", disse apenas a responsável.
Ao que o Correio da Manhã apurou, nem todos os familiares dos idosos sabiam da situação do lar. "A filha de um senhor que está no lar apercebeu-se de que funcionava de forma ilegal quando pediu recibo e lhe foi negado. Na altura até pensou em apresentar queixa", disse a proprietária de um café.
Há uns meses, um idoso do lar terá caído e ficado ferido. Anteontem, a morte foi comunicada à Segurança Social, que esteve no local, mas não encerrou o lar.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/morte-revela-lar-de-idosos-ilegal
Sem comentários:
Enviar um comentário