06/03/12

Política Internacional - Na Síria, um vídeo gravado às escondidas por um funcionário mostra imagens chocantes de alegadas torturas a doentes internados no hospital militar da cidade de Homs!

<


«Imagens chocantes mostram torturas a doentes na Síria

“Eu vi detidos serem torturados com choques elétricos, chicoteados, espancados com bastões. Partiam-lhes as pernas”, revela o funcionário que gravou as imagens.

Um vídeo gravado às escondidas por um funcionário mostra imagens chocantes de alegadas torturas a doentes internados no hospital militar da cidade de Homs.

Os pacientes estão acorrentados às camas com os olhos vendados e são torturados com choques elétricos e bastonadas.

As imagens estão a ser divulgadas pelo Channel 4 da Grã-Bretanha, que falou com o funcionário que as gravou. A maior parte dos doentes são civis que participavam em manifestações contra o regime ou militares que se recusaram a seguir ordens.

“Eu vi detidos serem torturados com choques elétricos, chicoteados, espancados com bastões. Partiam-lhes as pernas. Eles torcem os pés até partirem as pernas, operam sem anestesia. Vi espancarem detidos: batiam com as cabeças contra as paredes.

Amarram os doentes às camas e negam-lhes água. Às vezes, têm de amputar membros que acabam por gangrenar, porque os médicos não prescrevem antibióticos.

Alguns detidos costumavam ser transferidos do hospital para a prisão, agora, quando regressam, ou estão mortos ou com ferimentos graves no crânio”, descreve o funcionário, entrevistado em lugar seguro.

São os médicos e o pessoal hospitalar que torturam os próprios doentes, avança a mesma fonte.

O canal de televisão não conseguiu confirmar a veracidade das imagens.

A cidade de Homs tem sido bombardeada nas últimas semanas pelas forças fiéis ao Presidente sírio, Bashar al-Assad, e a Cruz Vermelha Internacional continua impedida de entrar nos bairros mais atingidos.

As organizações sírias dos direitos humanos acusam o regime de Damasco de estar a levar a cabo uma limpeza das ruas antes da entrada da ajuda humanitária.

A responsável pelas operações humanitárias da ONU deve visitar a Síria ainda esta semana, acompanhada pelo ex-Secretário-Geral das Nações Unidas Kofi Annan, nomeado enviado especial para o país.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=53311

(ONU acusa Síria de crimes contra a Humanidade)


Sem comentários:

Enviar um comentário