07/03/12

Emigração - Brasil e Angola são um Mundo de Oportunidades para jovens qualificados!




«Brasil e Angola, mundo de oportunidades


Nos últimos três anos, 64,9 mil desempregados que estavam inscritos nos centros de emprego optaram por deixar Portugal.


A precisar de oito milhões de quadros até 2015, o Brasil continua a ser um mercado cheio de oportunidades de trabalho, sobretudo na construção civil, que é a área onde há mais falta de recursos qualificados no país, devido à aproximação do Mundial de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O país parece um enorme estaleiro e precisa de 60 mil engenheiros.


Muitas oportunidades estão também concentradas no sector do petróleo e gás devido à descoberta de novas reservas. Faltam técnicos especializados no trabalho de prospecção e gestão das actividades neste sector, que está a ser ocupado principalmente por estrangeiros de diversas nacionalidades.


No entanto, e apesar da evidente falta de recursos qualificados que o país tem, a dificuldade em obter o visto é um dos obstáculos com que os emigrantes se podem confrontar.


Também por causa da língua, Angola é outro dos destinos preferenciais dos portugueses. Precisa de profissionais qualificados para as áreas das tecnologias da informação, da formação profissional, dos serviços de ‘back-office' e do turismo.


O perfil dos portugueses que vão para Angola está a mudar. Hoje são, sobretudo, jovens profissionais, que levam a família, e que vão trabalhar para sectores cada vez mais diversificados, como a formação em recursos humanos e as tecnologias de informação, a par de sectores mais tradicionais como a construção.


A adaptação pode não ser fácil, mas compensa. "É difícil a adaptação a Angola, as pessoas têm de ser resilientes", opina José Bancaleiro, ‘managing partner' da Stanton Chase International, empresa de ‘executive search'. Porém, "a vantagem é que os salários compensam", lembra. "As pessoas vão ganhar pelo menos o dobro líquido do que ganham em Portugal", garante José Bancaleiro. Os salários são altos, mas o custo de vida em Luanda também.


Os mercados que oferecem mais oportunidades


Alemanha


- A Alemanha tem, neste momento, cerca de 400 mil vagas para emigrantes qualificados.


- Depois da cidade alemã de Schwäbisch Hall ter aberto as portas a talento estrangeiro, mais de dez mil portugueses concorreram às vagas.


- O salário médio na Alemanha ronda os 3.500 euros mensais, sendo que os engenheiros (uma das profissões com maior procura) recebem, em média, cerca de 4.340 euros por mês.


Angola


- Angola precisa de profissionais qualificados para as áreas das tecnologias da informação, da formação profissional, dos serviços de ‘back-office' e do turismo.


- Os salários chegam ao dobro do que são em Portugal.


- O processo de obter o visto de trabalho, válido por um ano, pode demorar um mês, implicando reunir uma lista extensa de documentação aprovada pelo Consulado de Angola.


Brasil


- O país precisa de 60 mil engenheiros devido à realização do Mundial de Futebol, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Os sectores do petróleo e gás e das TI têm também muitas oportunidades de trabalho.


- A obtenção do visto e o reconhecimento do diploma por uma universidade brasileira podem ser dificuldades à entrada neste mercado.


- Os salários são mais elevados, mas o custo de vida é superior ao de Portugal, sobretudo em São Paulo onde vive a maioria dos portugueses.


Nota: Trabalho publicado na edição de 23 de Fevereiro de 2012 do Diário Económico» in http://economico.sapo.pt/noticias/brasil-e-angola-mundo-de-oportunidades_138822.html




(Portugueses emigram cada vez mais para Angola)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover