25/04/11

Amarante - Missa em homenagem às três vítimas do atropelamento, na Freguesia de Vila Chã do Marão!


«“Choro e rezo por elas”


De olhar fixo no chão, Manuel Santos, padre de Vila Chã do Marão, em Amarante, deixa que as lágrimas corram abundantemente mais uma vez pela face já cansada de tanto chorar. Passou praticamente toda a noite em claro, tentando encontrar uma forma de aceitar a tragédia que ocorreu diante dos seus olhos. Na sexta-feira à noite, viu as vizinhas Leonor Medeiros, de 54 anos, Maria dos Prazeres e Emília Silva, ambas com 70 anos, serem mortalmente atropeladas por um carro quando seguiam na procissão.
"A única coisa que consigo fazer desde sexta-feira é chorar e rezar por elas. Cada vez que o meu coração tenta falar, as lágrimas começam a cair pela minha cara. Estou destroçado, eram como família para mim", disse o padre Manuel dos Santos.

Bastante abatido, o padre apareceu pela primeira vez desde o acidente durante a missa de ontem à tarde em homenagem às vítimas, que foi presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. António Taipa. Entrou cabisbaixo na igreja e tentou encontrar um pouco de conforto nos olhares encorajadores e nos sorrisos que cerca de 300 pessoas que enchiam a igreja lhe transmitiram ao longo de toda a cerimónia.
"O peso do mundo desabou sobre nós. Roubaram às famílias três pessoas muito importantes. Estamos todos de lágrimas nos olhos, mas temos de ser fortes. Parece que Deus nos abandonou, mas não. Ele está sempre aqui", disse o bispo auxiliar do Porto na missa.
O padre Manuel dos Santos permaneceu em silêncio durante praticamente toda a cerimónia religiosa. Sempre que os nomes das vítimas eram enunciados, não continha a dor, e chorava convulsivamente.
Os familiares mais próximos das vítimas não tiveram forças para estar na cerimónia. Passaram o dia refugiados em casa, tal é o sofrimento perante a tragédia. Toda a freguesia estava ontem mergulhada em sofrimento. O compasso não saiu às ruas e as pessoas beijaram apenas a cruz no final da missa.
BISPO AUXILIAR DO PORTO ASSISTE A TRÊS FUNERAIS
lAo contrário do que estava previsto, as autópsias aos corpos serão realizadas hoje de manhã, pelo que os funerais serão celebrados pelas 16h30 na igreja de Vila Chã do Marão. Será D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto, a presidir à cerimónia. "Não tenho condições para fazer os funerais. Estarei presente, mas será o bispo auxiliar que irá presidir à cerimónia", explicou o padre Manuel Santos.
Ontem, no final da missa, várias pessoas beijaram as três cruzes que foram colocadas à entrada da igreja. Emocionados, os muitos populares não escondiam a dor pela morte das três vizinhas.
"Parece que veio a noite e que nunca mais é dia. A freguesia está toda muito abatida com esta tragédia. O significado da Páscoa já não é o mesmo", disse Manuel Teixeira, morador na zona. 
PÁSCOA COM DEZ MORTOS E 33 FERIDOS GRAVES
Desde que a ‘Operação Páscoa’ da GNR começou, às 00h00 de quinta-feira, que já há a contabilizar dez mortos na estrada. Até ao fecho desta edição, registavam-se ainda 33 feridos graves, em cerca de 750 acidentes. Estes dados, ainda provisórios uma vez que a operação termina às 24h00 de hoje, mostram que em comparação com 2010 já se registaram mais nove mortos e mais 16 feridos graves (em 2010 registaram 12 feridos graves).
Quanto aos dados parciais relativos apenas ao dia de ontem, registou-se uma morte, em Penela, Coimbra (ver página 52), e cinco feridos graves (dois em Monte Gordo, um em Faro, um em Alheira, Barcelos, e outro em Pias, Beja). Hoje é esperado pelos responsáveis da GNR tráfego muito intenso nos principais acessos a Lisboa e Porto, devido ao regresso de férias.»  in http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=E5FDF328-A879-4498-97B2-4E5D74647ABC&channelID=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover