13/02/11

Liga Zon/Sagres: S.C. de Braga 0 vs F.C. do Porto 2 - "Super Otamendi na vitória do FC Porto, rumo ao título!"

«Super Otamendi na vitória do FC Porto

Defesa argentino bisou na “Pedreira".
O FC Porto venceu, este domingo, o Sporting de Braga, no Estádio AXA, por 0-2, com golos do central Otamendi ao minuto 45 e 67, em desafio da 19ª jornada da I Liga.
Não é todos os dias que se vê um defesa apontar dois golos num só encontro e o internacional argentino Nicolás Otamendi bisou (ambos com os pés) no desafio que ditou a vitória dos azuis e brancos sobre os minhotos de Braga.
Os primeiros vinte minutos da primeira parte foram muito disputados no meio do relvado da "Pedreira", com as duas equipas a não encontrarem espaços para avançar no terreno.
A partir do minuto 25, o árbitro Duarte Gomes começou a distribuir cartões. Do lado portista, Fucile viu o amarelo na sequência de uma entrada perigosa sobre Vandinho. Belluschi protestou e também foi admoestado. No lance seguinte, o médio do Sporting de Braga vingou-se em Belluschi.
Ao minuto 28, os Dragões “cheiraram” o golo num remate potente de Hulk, com a bola a encontrar a trave de Artur. Doze minutos depois foi a vez de Belluschi, um dos mais influentes da equipa de André Villas-Boas, tentar a sua sorte de longe mas Artur negou com a grande defesa da primeira parte.
Os Dragões colocaram-se em vantagem em cima do minuto 45, com Otamendi, dentro da grande área bracarense, a rematar para o fundo das redes depois de um mau alívio por parte da defesa minhota.
FC Porto começou o encontro desconcentrado mas conseguiu recompor-se no último quarto de hora do primeiro tempo e no início do segundo.
No segundo tempo, o juiz de Lisboa voltou a mostrar mais seis cartões amarelos (quatro para o Braga e dois para o FC Porto).
Ao minuto 67, Hulk bateu um livre em zona frontal mas a bola foi desviada na barreira, sobrando para Otamendi que, sem oposição, desviou para o o fundo da baliza, fazendo o seu segundo golo na noite fria em Braga, com cerca de 18 mil espectadores.
A perder por 0-2, a formação orientada por Domingos Paciência arriscou mais, deixando por vezes a equipa da cidade do Porto em apuros. Se Artur fez a grande defesa da primeira parte, Helton não ficou atrás quando, ao minuto 73, “voou” para impedir o golo quase certo de Hugo Viana, na transformação de um livre directo.
Na recta final do jogo, Hulk podia ter dilatado o resultado mas o guardião dos minhotos esteve em "noite sim".
Com o apito final, o FC Porto mantém os seus 11 pontos de vantagem, com mais um jogo, sobre o segundo classificado, o Benfica, que esta noite venceu, na Luz, o Vitória de Guimarães por 3-0.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/02/13/super_otamendi_na_vit_ria_do_fc_.html
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2011/02/13/super_otamendi_na_vit_ria_do_fc_.html

«Otamendi, o central goleador

Vídeos do jogo


Com dois golos de Otamendi, um verdadeiro central goleador, o FC Porto ultrapassou com distinção o duro teste no terreno do SC Braga (2-0). À 19.ª jornada, os Dragões mantêm 11 pontos de vantagem na liderança da prova, que entra agora no seu último terço. A exibição portista foi em crescendo e a vitória até poderia ter sido mais gorda.

Na primeira parte, o FC Porto só não dominou os primeiros 15 minutos. Face a um adversário preocupado em anular os pontos fortes dos Dragões, com as linhas muito juntas, havia que apostar na circulação de bola. E foi assim que os azuis e brancos se foram instalando no terreno do adversário.

Aos 29 minutos, a barra da baliza de Artur estremeceu com um «tiro» de Hulk, disparado depois de ter ultrapassado três adversários e de ter corrido uns bons 40 metros. Começava a cheirar a golo e, 12 minutos depois, é Belluschi a pôr o guarda-redes Artur à prova, com um remate à entrada da área, após trabalho de James na esquerda.

Porém, o melhor momento da primeira parte ainda estava para vir. Depois de um pontapé de canto, Sapunaru cruzou na direita, Varela não conseguiu controlar, mas a bola sobrou para Otamendi, que ainda não tinha recuado no terreno. O central tirou as medidas à baliza e rematou ao ângulo. Os azuis e brancos chegavam ao intervalo com uma vantagem merecida.

No segundo tempo, o domínio portista não se extinguiu, bem pelo contrário. A equipa partiu em busca do segundo golo e, logo aos cinco minutos, James atirou do meio das rua - Artur defendeu a bola que se dirigia para o ângulo. Num encontro onde houve muita luta, o meio-campo do FC Porto destacou-se pelo enorme pulmão, gerindo sempre o ritmo. Hulk e os seus companheiros de ataque continuavam a semear o pânico na defesa do Braga e adivinha-se o 2-0.

O tento acabou mesmo por surgir, aos 67 minutos: livre fortíssimo de Hulk, Artur defendeu para a frente e Otamendi acorreu à recarga e finalizou de forma irrepreensível. Não será caso para sugerir uma mudança de posição, mas o argentino destacou-se pela sua frieza em frente à baliza adversária. Já lá vão quatro tentos na Liga.

Nos minutos que se seguiram, até ao apito final, o FC Porto não fez mais do que reforçar a sua superioridade sobre o adversário, que não dispôs de qualquer ocasião flagrante de golo. Em duas arrancadas espectaculares, Hulk não conseguiu bater Artur e acrescentar ao resultado a verdadeira expressão do domínio portista. De qualquer forma, já estava carimbada a oitava vitória consecutiva na Liga, rumo ao objectivo do título.

FICHA DE JOGO

SC Braga-FC Porto, 0-2
Liga 2010/11, 19.ª jornada
13 de Fevereiro de 2010
Estádio Municipal de Braga
Assistência: 17.478 espectadores

Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Assistentes: Venâncio Tomé e Pedro Garcia
Quarto árbitro: Artur Soares Dias

SC BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez e Sílvio; Vandinho, Leandro Salino e Mossoró; Alan, Lima e Hélder Barbosa
Substituições: Paulão por Káká (44m), Leandro Salino por Hugo Viana (46m) e Vandinho por Custódio (54m)
Não utilizados: Marcos, Guilherme, Keita e Meyong
Treinador: Domingos

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Hulk e James
Substituições: Sapunaru por Sereno (72m), João Moutinho por Guarín (85m) e Varela por Mariano (90m)
Não utilizados: Beto, Souza, Rúben Micael e Walter
Treinador: André Villas-Boas

Ao intervalo: 0-1
Marcador: Otamendi (45m e 67m)
Disciplina: cartão amarelo para Belluschi (26m), Fucile (26m), Vandinho (28m), Mossoró (59m), Sapunaru (59m), João Moutinho (69m), Otamendi (74m), Sílvio (78m), Miguel Garcia (91m) e Kaká (92m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futbragafcpcro_130211_59115.asp

 
Resumo de um jogo em que os Dragões jogaram muito bem e venceram, mais uma vez, de forma categórica, com Otamendi a ser o goleador de serviço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover