14/02/11

Dia de São Valentim - Donde veio a fama do Santo que patrocina os namorados!



«Lenda do Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim

O dia dos namorados, dia de São Valentim, ou Valentines Day, como lhe quisermos chamar, nem sempre foi tal e qual como o conhecemos hoje. Hoje em dia é uma celebração para os namorados e casais apaixonados, onde se procura demonstrar o amor pelo apaixonado (a), numa partilha de sentimentos. Contudo, a lenda do dia dos Namorados remonta há muito, muito tempo atrás a Roma…

O início do Dia dos namorados:

Existem várias teorias sobre a origem do dia dos namorados, contudo a mais antiga leva-nos para a Roma antiga e para a Lupercália. A Lupercalia era um festival pastoril romano, celebrado a XV Kalendas Martias, ou seja a 15 de Fevereiro. A festa da Lupercália simbolizava a purificação e era uma festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento.
lenda do dia dos namoradosA lupercália era realizada na na gruta de Lupercal, no monte Palatino (uma das Sete Colinas de Roma). Anualmente, um corpo especial de sacerdotes, os luperci sodales (amigos do lobo) eram eleitos entre os mais ilustres da cidade. No dia da festa, os lupercos encontravam-se na gruta Lupercal, sacrificavam dois bodes e um cão. Vestiam-se do couro dos animais, simbolizando Fauno Luperco, e com tiras de dessas peles chicotevam o povo, em especial as mulheres inférteis. A Lupercália era uma festa de fim de ano. Esta cerimónia servia para espantar os maus espíritos e purificar a cidade, assim como para dar saúde e fertilidade às pessoas açoitadas pelos lupercos.

A Lupercália decorreu no mês de Fevereiro, durante cerca de 800 anos. A festa é tão antiga como a própria história de Roma, era uma tradição forte no tempo de Júlio César, passou os tempos da República romana e perdurou até aos tempos do Império e da Queda de Roma.

Por volta do ano 496 d.C., o Papa Gelásio I decidiu transformou esta festivade pagã numa celebração cristã, instituindo o dia 14 de fevereiro como o dia de São Valentim, que mais tarde se tornou no dia dos namorados. São Valentim era um padre de personalidade forte, que teria ido contra às ordens do imperador romano Cláudio II, realizando casamentos em segredo, embora tivessem sido proibidos por este.

Esta é a lenda do dia dos namorados, onde se pensa estar a origem deste dia romântico dos dias de hoje. Celebre o dia dos namorados e tenha um dia feliz ao lado de quem ama!» in http://www.dia-namorados.com/lenda-do-dia-dos-namorados/


(Dia dos Namorados)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lenda ou Verdade, é um dia que não devia ser um dia de comércio... mas está cada vez mercantilizado... e deveria ser apenas um dia com mais amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover