04/10/10

Amarante: Escola EB 23 de Vila Caiz - Pais fecham escola contra pagamento de transporte escolar... começa a revolta dos Pais!

«Pais fecham escola contra pagamento de transporte escolar


Os alunos da Escola EB 2-3 de Vila Caiz, em Amarante, não tiveram aulas esta manhã depois dos encarregados de educação terem encerrado a cadeado o estabelecimento de ensino contra o pagamento dos transportes escolares.
Segundo o director da Escola EB 2-3 de Vila Caiz, João Queirós, não houve aulas nas primeiras horas da manhã, mas «a situação já foi normalizada», devendo as actividades lectivas do resto do dia realizar-se sem problemas. «Os pais protestaram porque agora têm de pagar os transportes escolares», referiu o responsável.
O docente precisou que são abrangidos pelos pagamentos (11,65 cêntimos) os alunos que residem até três quilómetros da escola. Esses encargos, que afectam 120 dos 400 alunos, eram assumidos no anterior ano lectivo pela câmara de Amarante. «Deixaram de o ser este ano», disse. » in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=61&id_news=472083


«A GNR foi hoje chamada à Escola EB 2,3 de Vila Caiz, em Amarante, para abrir os portões do estabelecimento de ensino que tinham sido fechados, no início da manhã, com um cadeado impedindo a entrada de alunos, disse à Lusa fonte da direção da escola.
Segundo o diretor João Queirós, não houve aulas nas primeiras horas da manhã, mas “a situação já foi normalizada”, devendo as atividades letivas do resto do dia realizar-se sem problemas.
“Os pais protestaram porque agora têm de pagar os transportes escolares”, referiu o responsável à Lusa.
O docente precisou que são abrangidos pelos pagamentos (11,65 cêntimos) os alunos que residem até três quilómetros da escola.
Esses encargos, que afetam 120 dos 400 alunos, eram assumidos no anterior ano letivo pela Câmara de Amarante.
“Deixaram de o ser este ano”, disse.
João Queirós sustentou que, de acordo com a legislação, a autarquia não está obrigada a assumir esse encargo, sendo apenas responsável pelos transportes com uma distância superior a três quilómetros.
No entanto, critica o município por não ter dialogado com os pais no início deste ano letivo, conforme tinha sido solicitado pela escola.
“Nós avisámos a câmara em devido tempo. Mas não quiseram saber”, lamentou.
Entretanto, a associação de pais, através do seu presidente Abílio Ricardo, negou à Lusa a responsabilidade pela colocação do cadeado na escola, garantindo desconhecer quem o fez.
Abílio Ricardo diz que o pagamento que agora está a ser pedido pelos transportes decorre da lei, frisando ainda que essa situação já acontecia com os alunos do primeiro ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do mesmo agrupamento.
A Lusa tentou contactar o vereador da Educação na Câmara de Amarante, Abel Coelho, mas este tem estado incontactável. GP. / com Lusa.» in http://www.gaiafm.com/index.php?q=C/NEWSSHOW/18775
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E meus caros amigos, com esta história de Centros Escolares, Mega-Agrupamentos e quejandos, teremos muita Escola fechada se os Pais não forem reivindicativos e responsáveis. Estas medidas são apenas para poupar dinheiro e não como anuncia o nosso ufano e mentiroso Primeiro, para melhorar a componente pedagógica... tenho observado uma luta de poderes inter-pares, com estes mega-agrupamentos, que só mostra que estão pessoas à frente das escolas há demasiado tempo, sem nível para cargos dessa importância e que são meros boys xuxalistas, que não largam a teta por nada...
Isto é apenas o inicio, estamos para ver muita facada nas costas e muita baixaria. Parabéns ao encarregados de educação de Vila Caiz, Fregim e Louredo, que não estão para ser embalados... pela incompetência xuxalista!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover