15/10/10

Penafiel acolhe reedição do livro "Dentes de Rato" de Agustina Bessa Luís!

«Penafiel acolhe reedição do livro  """Dentes de Rato"  de Agustina Bessa Luís


08 out – A reedição do livro "Dentes de Rato", de Agustina Bessa-Luís, contando com novas ilustrações de Mónica Baldaque, vai marcar a terceira edição do festival literário Escritaria, em Penafiel, revelou hoje à Lusa fonte da organização.

Marcado para os dias 15, 16 e 17 de outubro, o evento vai homenagear aquela escritora natural de Amarante.

A Escritaria incluirá conferências com vários convidados, estando já confirmadas as presenças de Manoel de Oliveira, Maria Barroso, Mónica Baldaque, Inês Pedrosa, João Botelho, Fernando Pinto do Amaral, Alberto Luís, Mário Cláudio e Luís Caetano.

“Vão estar connosco nos três dias personalidades ligadas ao mundo das artes que muito prestigiarão o próprio evento e a obra de qualidade e sólida de uma grande escritora como a Agustina”, disse à Lusa o presidente da Câmara, Alberto Santos.

A Escritaria é uma organização da Câmara Municipal de Penafiel, em colaboração com as Edições Cão Menor, destacando-se no plano nacional por homenagear escritores vivos.

Além das conferências, estão previstas exposições fechadas e de rua que procurarão envolver os penafidelenses no espírito da iniciativa.

Manuel Andrade, das Edições Cão Menor, reafirma que o evento procurará repetir o sucesso das edições anteriores através “do estudo, a partilha e a fruição da obra de um escritor vivo”.

O responsável considera que o Escritaria já é “um momento incontornável do programa cultural português”, por ser o único que homenageia escritores vivos, suscitando o interesse de pessoas do país inteiro.

Para 15 de outubro, dia de aniversário de Agustina Bessa-Luís, está prevista uma viagem de autocarro a Vila Meã, Amarante, localidade onde nasceu a escritora. Ali será homenageada Agustina Bessa-Luís, com a declamação de textos na casa onde nasceu.

Antes, também nesse dia, o programa vai iniciar-se com teatro de rua pelo grupo “O Andaime”, que animará o centro histórico de Penafiel, com representações inspiradas na vida e obra de Agustina Bessa-Luís.

No ano passado, as atenções do Escritaria estiveram voltadas para José Saramago e há dois anos para Urbano Tavares Rodrigues.

APM.

*** Este texto foijavascript:void(0) escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***» in http://www.jornaltvs.net/noticia.asp?idEdicao=203&id=30156&idSeccao=3168&Action=noticia
----------------------------------------------------------------------------------
Parabéns Dona Agustina Bessa Luís, que faz hoje 88 anos e é uma Grande Mulher e Escritora de Amarante, o que me enche de orgulho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover