Ponte de São Gonçalo - (Amarante)
«Ponte de São Gonçalo
Localizada sobre o deslumbrante rio Tâmega, a Ponte de São Gonçalo é o cartão de entrada para o centro histórico desta belíssima cidade.
A construção actual é setecentista, devido a uma derrocada que ocorreu em 1763 e que levou à reconstrução da anterior estrutura que dataria de 1250, desconhecendo-se no entanto se seria também essa uma reconstrução de uma ainda anterior estrutura.
De facto, aqui passaria a via Romana que ligava Amarante a Guimarães e Braga, existindo portanto as condições para uma ponte romana neste local.
Aquando a derrocada de 1763 foram transferidos para a Igreja de São Gonçalo as imagens de Nossa Senhora da Piedade e o Cristo Crucificado patentes no cruzeiro granítico que a Ponte albergava mesmo no centro.
A Ponte de São Gonçalo ficou ainda conhecida por ser palco da “Defesa da Ponte de Amarante” em 1809, aquando das Invasões Francesas.» in http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=20970&distritoid=13
https://www.researchgate.net/figure/Figura-4-A-Medidas-da-ponte-de-Sao-Goncalo-em-Amarante-fonte-Direcao-Geral-do_fig2_330371211
---------------------------------------------------------------------------------------------
(Amarante é a Princesa do Tâmega, uma Cidade Mágica, onde o Rio é um elemento Natural que se casou de forma brilhante com a Ponte de São Gonçalo!)
A pena que tive, amigo, verdadeira, de não ter chegado a Amarante, da última vez, por esse ex-libris que é a Ponte, a Igreja, o Largo, o Café com a Esplanada, o Museu Amadeo-Souza-Cardoso... e a bela estátua do ímpar nosso Pascoais! Pois agora a Rodonorte vai desembocar lá para lados de vossa linda Escola! Mas a ver vamos amigo (como diz ceguinho...) se, da próxima, matarei tal pena de não me ver, espelhada na água do Tâmega, sob a Pedra da Ponte, na Beleza de reflexos divinos da tua e vossa tão nobre e bela e imcomparável Cidade Amarante. Amarante é de se amar, caro amarantino Helder!
ResponderEliminarAMARANTE É DE SE AMAR!
Quem a não ama não vive...
Amigo Ôchoa, não se esqueça de Amar Amarante Nunca!
ResponderEliminarVenha ver o nosso Rio, a nossa Ponte!
Venha que vem por bem!
Um grande abraço,
Amigo, Poeta, Ângelo Ôchoa!