«FERNANDO GOMES
(Futebol)
Fernando Gomes é o maior goleador de sempre da história do FC Porto e o mais mortífero do futebol nacional. Um matador que foi rei em Portugal e na Europa. Gomes dominava a área como poucos, o seu jogo de cabeça era brilhante, rematava forte e colocado com ambos os pés e parecia, como que por magia, adivinhar os lances para facturar. Foi por seis vezes o melhor marcador do campeonato nacional e em duas delas, 1983 e 1985, juntou a esse título o de goleador-mor da Europa. Nascia, então, o Bibota. Gomes foi um dos pilares fundamentais do FC Porto que surpreendeu e conquistou o respeito da Europa do futebol. Responsável por cinco golos na caminhada até Viena, falhou o jogo decisivo frente ao Bayern de Munique por ter partido a perna a poucos dias do desafio. Viu a conquista do título europeu em casa, engessado e de muletas, mas recuperou a tempo de levantar a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. Terminou a carreira em 1991, com 318 golos marcados em mais de 400 jogos disputados.» in site F.C. do Porto.
Basculação: FC Porto 2-0 Sporting (86-87)
Intercontinental: Porto 2 -Peñarol 1
Dinamo Kyev 1-2 FC Porto
CAMPEONATO 77-78 www.memoriaazul.blogspot.com
FC Porto 4-2 SC Covilhã
FC Porto 5-0 Rio Ave
aMIGO hELDER,
ResponderEliminarESTIVE A REVER O JOGO EM KIEV QUE ME VALEU GANHAR A UM EX-ALUNO DE NOME nEVES hERMENEGILDO DO mONTIJO UMA GARRAFA DE UISQUI...
eU CONTO : O hERMENEGILDO ESTUDARA FILOSOFIA EM kIEV ENTÃO uNIÃO sOVIÉTICA... fORA PRA LÁ DEPOIS DE COM dULCE pONTES TER PASSADO POR MIM EM 77/78 NA eSCOLA DO mONTIJO E COM APOIO DA ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE pORTUGAL-uRSS... pOIS APOSTARA COMIGO EM COMO O dÍNAMO GANHARIA. vI O JOGO TODO NUMA CERVEJARIA DE pORTIMÃO E GANHEI PRA MEU GÁUDIO... sÓ QUE ELE hERMENEGILDO NUNCA PAGOU A APOSTA!
aBRAÇO hELDER; NÃO LIGUE A ISTO DE CAPS lOCK ACCIONADO... e VIVA O pORTO!
Amigo Ôchoa:
ResponderEliminarAinda bem que ganhou a aposta!
Um abraço,
Helder Barros