06/06/09

Escola Secundária/3 de Amarante: "A Arte da Aluna Bárbara Cruz, vista pela Professora Elsa Cerqueira!

Bárbara Cruz: O Universo Feminino









































































Bárbara Cruz


"Visitei hoje a exposição de fotografia da minha ex-aluna de Filosofia Bárbara Cruz. A Bárbara frequenta o 12º Ano do Curso de Artes Visuais. Tive o privilégio de ouvir as motivações, os anseios e as preocupações que alicerçaram a exposição desde a concepção à realização.
Captar “a essência da mulher” é um desejo hercúleo, pois provavelmente existirão tantas essências quantas mulheres. Miríades de identidades com rosto. E uma pluralidade de rostos que não foi possível eternizar pela/na fotografia.
Os rostos femininos, fragmentos de corpos, são análogos à multiplicidade de formas, cores – e porque não, sabores - dos frutos. O universo feminino, tal como os frutos, rompe com a aparência. Para desvelar a(s) essência(s), será necessário captar o seu interior. Lado oculto, profundo e quiçá, por vezes, confuso. Apropriar-se do privado, tentando torná-lo inteligível. A partilha como pré-requisito do sentir do(a) Outro(a).
E esta exposição surge ancorada na imperiosa necessidade de ultrapassar o estatuto coisificado da mulher – mero objecto - dos inúmeros spots publicitários, das revistas isentas de cor e de alma, das opiniões fáceis e superficiais, dos olhares epidérmicos.
Mulheres-Meninas ou Meninas-Mulheres suspensas. Baloiçando na vida, no palco da ESA, evadindo-se dos preconceitos. Simplesmente Sendo.
Adorei, Bárbara."

Elsa Cerqueira

2 comentários:

  1. Obrigada, Helder, pelo teu blogue ser um veículo de transmissão das excelentes iniciativas dos alunos, servindo-lhes como estímulo.
    Aliás, neste blogue não faltam a Poesia, a Música, o Cinema, a Dança, a Fotografia. Numa palavra, as Artes! É o testemunho de como a Educação se pratica, corporifica e prolifera na/pela Net.

    Eles e eu ficamos/ficar-te-emos eternamente agradecidos por este reconhecimento tão importante para quem está a desabrochar! Vivam as Artes e as demais manifestações Humanas (o teu/nosso F.C.P., por exemplo)!

    ResponderEliminar
  2. Elsa:

    Não tens que agradecer, não fazemos mais do que a nossa obrigação!

    A Educação deve ser sempre, mais, muita mais do que o contexto da sala de aulas, como dizes e bem, muitas vezes!

    Temos na ESA gente brilhante, há que os incentivar a brilhar sempre mais, mais, mais...

    Mais uma vez, fez-se Educação na ESA, a Bárbara Ensinou-nos a olhar para a Arte com olhos de ver!

    Obrigado por divulgares este magnífico trabalho da Bárbara Cruz!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover