25/06/09

Cidade de Amarante - Convento e Igreja de S.º Gonçalo de Amarante, uma Riqueza Nacional!

Convento e Igreja de São Gonçalo… ( Amarante )



«Convento e Igreja de São Gonçalo 


 Monumento maior da belíssima cidade de Amarante, no verdejante norte de Portugal, o Convento de São Gonçalo foi fundado pelo rei D. João III em 1540.

O Convento, construído no local onde se erguia uma pequena ermida medieval dedicada a São Gonçalo, integra a bela Igreja de São Gonçalo, sob projecto e estilo Dominicano, de pendor maneirista, de cruz latina e fachada grandiosa com três andares, um deles barroco e os outros dois renascentistas.

O interior é de três naves, onde sobressai um magnífico retábulo barroco em talha dourada e, claro, a importante Capela de São Gonçalo onde repousa o santo, sobre uma estátua tumular de calcário finamente trabalhada.

De relevo no conjunto monástico é a galeria dos reis, a capela de santa Rita de Cássia, o Órgão do século XVIII, a Varanda dos Reis, a barroca Torre Sineira, os dois belos claustros e o monumental chafariz.

O Convento e Igreja de São Gonçalo estão classificados como Monumento Nacional desde 1910.» in http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=20969&distritoid=13



Procissão em Honra de S.º Gonçalo de Amarante em Junho de 2009!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover